Sabem aquelas 5 pedrinhas, que você pegava no quintal da sua casa e jogava pra cima ao mesmo tempo que tentava pegar a outra que estava no chão? Em minha infância eu chamava de “Belisco”. Já ouvi alguns chamando “Belisca”. Pela web conheci como Jogo das Pedrinhas e mais um punhado de versões. Também não conhecia como “Cinco Marias”. E adorei o título.
Como todas as outras brincadeiras antigas, brinquei muito de belisco (vou chamar assim por ter vindo da minha infância). E como eu gostava! Queria vencer todas as etapas da brincadeira, enchendo as mãos de pedras e passando pra próxima fase. E conseguia. 
As pedrinhas de antigamente viraram saquinhos de areia com carinha de meninas. “As Cinco Marias”. Para variar mais ainda os saquinhos aparecem em carinha de meninos também.
Maria Clara tem essa versão que chamo de moderna. Saquinhos de areia, cabelinhos para agradar as crianças, carinha e muito charme.
D. Maricotinha ainda não tem destreza com o jogo. Gosta mais da farra de jogá-las pra cima e vê-las caindo longe, do que o jogo em si. Como ela se diverte com isso!
Mas deixo nas mãos da minha pequena, minha recordação dessa deliciosa brincadeira. Uma brincadeira que como as outras que marcaram época, não queria que tivesse fim. 
Cliquem nas imagens para vê-las melhor
aa 6 Marias 

Tentar é importante
Vale a alegria do brincar

5 Marias do Mônica Brinquedos Pedagógicos

5 Marias

“Com mãozinhas tão pequenas
não consigo segurar
as 5 Marias me escapam
mas não deixo de sonhar

Sonhar de tanto brincar
brincadeira de criança
não importa se eu errar
com amor e confiança
a lembrança vou levar

(Teresinha Nolasco – a mãe)

Recordando, Aprendendo e Brincando 7-  Blogagem Coletiva quinzenal. 
Projeto idealizado por Cristiane Philene do Joseph Blog  e Jamilly Lima do Mãe para Sempre.
“É o Bolhinhas escrevendo para resgatar por palavras as eternas brincadeiras de infância”