Maria chega com uma novidade da escola. Com euforia relata:
– Mamãe, advinha o que vai ter na escola mês que vem?
– Não sei minha filha, o que seria?
– Algo que você incentiva muito! A Feira de Livros, mamãe!
A alegria estava estampada em seu olhar e coração. No ano passado a Feira de Livros foi de grande sucesso, com autógrafos e contação de história, além de vários estandes de algumas livrarias da cidade. É uma alegria para a criançada e um momento de muita descontração cultural. E agora a feira tão esperada está de volta com três dias no calendário e pelo que parece com o mesmo formato de 2014.
Maria está ansiosa e entusiasmada, tanto que anda imaginando e criando a sua própria feira de livros de uma forma diferente. Já está rascunhando num passo a passo todo o planejamento. Em sua cabecinha fértil, imagina desde o convite até a realização da feira.. Deixemos as ideias fluírem e a brincadeira tomar conta…
Esse é o entusiasmo da Maria pela leitura. Fico muito feliz em vê-la pensando nos livros. O incentivo que sempre damos a ela para que fique sempre perto deles, tem refletido de uma maneira ou outra em sua vida, seja de forma criativa ou com sua boa gramática e ortografia. Ter um livro nas mãos é motivo de muita alegria para a Senhorinha e a imaginação vai criando suas asas para voar longe…
Se vai dar prosseguimento não sabemos, pode apenas ser um entusiasmo infantil  como tantos outros e parar por ali mesmo. Mas já é uma alegria vê-la pensando em algo tão proveitoso e aqui, pelo menos, há o estímulo em mostrar a ideia para a professora e assim dar prosseguimento. Por que não? Tudo acontece a partir de um pensamento. O encorajamento e a atenção para toda sua criatividade e animação tem sua importância nessas horas e ao mesmo tempo é preciso que tudo corra naturalmente.
Pequenos ou grandiosos, os projetos começam assim, com alegria, boa vontade, amor e incentivo e quando saem do papel e ganham vida, se tornam uma realização feliz e de muito amor…