Simplicidade: Creio eu que deveria ser a estrela guia de todos os Natais. E ao lado dela vem a caridade, misericórdia, o desprendimento, o sorriso, a paciência, a tolerância, a reflexão, o perdão, a Fé… O refazer-se todos os dias…
Quem dera eu ter o dom total da simplicidade, seria um grau elevado e pleno, mas é preciso mencioná-la sempre, trabalhá-la na vida e no coração, como forma de trazê-la pra perto da gente. E apesar desse mundo esmagador que tenta a todo instante nos afastar dela, precisamos buscá-la em alguns momentos… Um abraço, um sorriso solto, uma palavra amiga, uma brincadeira ou atenção com o filho, uma ajuda sem interesses a alguém que precisa, o amor desprendido a qualquer pessoa que nos deixa mais naturais com a vida…
Ser simples, viver de forma mais leve, não é tarefa tão fácil e não é pra todo mundo, embora penso que deveria ser. Seria um presente da vida ganhar esse dom, mas muita coisa contribui para o afastamento do que tem realmente importância ou que nos torna seres mais singelos. E falando em Natal, é uma pena que este tenha se tornado tão sofisticado, nos tirando do real significado: A presença de Deus e o sentimento de amor verdadeiro com tudo e com todos.
E não são os grandes gestos que nos fazem mais simples. São aqueles pequeninos, diários, significantes de todos os dias que acabam se tornando grandes.
E por falar em simplicidade, me recordei (aqui) de quando eu e Maria fizemos uma guirlanda com suas mãozinhas miúdas por volta dos seus 6 aninhos.
Não preciso falar da saudade desse tempo que ela era tão pequenina… Foram tintas, recortes, reciclagens e muito amor no simples empreendimento.
Pensando esse ano novamente em nossa porta que estava vazia, sem graça, sem vida para receber o Natal, tive uma ideia.
– Maria, vamos fazer a guirlanda de mãozinhas de novo?
Agora mãozinhas de quase 11 anos.
E partimos para o trabalho. Riscamos, recortamos, pintamos juntas e mamãe fez o acabamento.
Apaixonamos por nossa guirlanda que carregou ali muita alegria, trabalho, entusiasmo, cores, tempo juntas, iniciativa, amor e o melhor de tudo: A simplicidade para enfeitar nosso Natal… Essa simplicidade que trouxe da minha infância, que tentamos passar pra Maria e que quero continuar carregando, sempre que puder e principalmente quando eu perceber que estou me afastando dela.
Que o seu Natal seja carregado de alegria, de comemorações, de agrados e mimos também, mas de simplicidade interior nesse dia. Assim como devemos ser, assim como foi Jesus! Que cada um busque dentro de si a sua Estrela Guia de todos os dias!
♥♥♥♥♥♥
Esse texto foi um convite à Simplicidade Natalina em sua VIII Interação Fraterna de Natal
e veio com alegria da amiga Rosélia com o tema:
Qual a Estrela Guia do Meu Natal?
Obrigada querida Rosélia pela proveitosa, simples e feliz oportunidade.
Por Teresinha Nolasco, Mãe da Maria
toninhobira
dez 21, 2017 @ 00:20:26
Pois é Tê, você lembrou bem desta “Simplicidade” que faz escola, pois ao comemorar o nascimento de quem nasceu nela e viveu toda sua vida pregando as coisas simples e grandes aos olhos do Pai, há um contraste no mundo e que o torna desigual, violento e triste, pois há sorriso, mas a tristeza está sempre a rondar, reforçando a afirmativa, que festa e solidão andam juntas de mãos dadas no mesmo salão. E quando paramos para mergulhar nesta afirmativa, identificamos claramente a festa e a solidão. Muito bonita e profunda sua participação, que me leva a um saudosismo de um Natal que você alcançou um pouco creio. Os presépios simples feitos com coisas simples sem as luzes de hoje, que dão às arvores um glamour, bem como aos presépios cada vez mais reduzidos. Claro quem em meio a tudo isto, há uma maquina que nasceu no capitalismo fomentador do consumismo. Mas é bom sempre alertar e buscar esta simplicidade, aqui belamente lembrada e analisada.
Gostei.
Em tempo desejo um Feliz Natal de paz e alegrias e que possam renovar as esperanças de um mundo mais leve para os que vem cheios de esperanças e sonhos.
Se estiver com a Rosa um abraço especial à ela.
Bjs procês.
chica
dez 21, 2017 @ 09:08:34
Que linda tua participação e concordo contigo que a simplicidade deveria nortear as vidas…Seria tudo mais fácil. Lindas tuas palavras e post! FELIZ NATAL pra vocês todos e que em 2018 nos encontremos sempre com alegria! bjs, chica e um beijinho pra querida Maricota…
Renata
dez 21, 2017 @ 12:27:40
Ei Teresinha e Maria!
Beleza de participação a sua, amiga. Simples como as crianças, é assim que devemos ser, viver, amar. Afinal, quem somos sem o amor que doamos, nada!
Feliz Natal para vocês e um ano novo cheio de alegrias!
Obrigada pela companhia, inspiradora, delicada, amável.
Beijos carinhosos!
Re e Laura
Roselia Bezerra
dez 21, 2017 @ 14:48:09
Olá, queridas Tê e Maria!
Sensatez é saber o que falar e pra quem falar.
Não adianta falar de poesia pra quem nunca
conversou com estrelas.
(Edna Frigato)
Obrigada pela participação tão alegre, carinhosa e super bem vinda!
Nem tenho palavras para lhes dizer o quanto fico feliz com sua chegada para o rol dos nossos seletos e preciosos amigos tão queridos…
Linda demais a chegada das duas para alegrar meu coração tão necessitado de afeto como todo e qualquer ser humano normal…
Sim, são as prisões que nos mostram o gosto da liberdade, há estragos que nos abençoam. É possível contemplar estrelas por onde faltam as telhas.
(Ludmila Clio)
Obrigada pela maravilhosa participação e sua estrelinha é das mais lindas pois a filha que é tudo para nós e única se torna mais doce que o mel…
A estrela-guia da simplicidade é o que nos falta na maioria das vezes e é a única que representou de fato o nascer do Menino Deus da forma que foi para nos ensinar o que fugimos a todo custo: a pobreza radical ou seja o Amor Incondicional ao Deus custe o que custar pois Ele é… só Ele é!
Sabe, Tê, também criei minha filha sozinha, aliás, meus filhos praticamente mas ela de uma forma toda especial… desde a gravidez… sei o que você deve ter passado só que vejo o apoio incondicional dos seus pais amorosos e meus olhos brilham… o sofrimento de se ser só é incompreensível para quem não viveu o que nós vivemos… mas o que fazer? Só entender as pessoas , é o jeito!
Rezo a Deus e ao Bom Menino Jesus para que conforte às duas e lhes dê tudo o que precisam no corpo e na alma, de material e espiritual… merecem tudo pois Deus as fez uma para a outra e, depois, virão os netinhos como eu tenho para alegrarem nossas vidas…
Seja muito feliz e abençoada!
Vou parar de escrever pois choro neste momento e as lágrimas descem como a chuva que caiu na manhã… muita dor de lembranças certas que encharcam meu coração … mas acabou! Ponto final e vamos ser felizes com nossas estrelinhas amadas…
Bjm de paz e bem
Cris
dez 21, 2017 @ 18:12:30
Que lindo texto amiga… e que mensagem doce de simplicidade e recordações.
Poderíamos ser mais simples sim… Acho que esse movimento anda crescendo apesar de todo o comércio e apelo a ter sempre mais e mais.
Amei a guirlanda das mãozinhas crescidas!
bjs, Cris
Juliana pelizzari
dez 21, 2017 @ 21:50:48
Oi Te.
Olha ai a Maria ainda menininha… depois maior…
São fases que vão passando e como é bom registrar esses momentos.
Que guirlanda maravilhosa, feita com as mãozinhas mais especial do mundo, a da Maria.
Eu amei a ideia, que além de simples e encantadora, deixa a casa com um toque lindo e especial, amei.
Desejo um natal abençoado para toda a família. Que o amor de Jesus envolva o coração de todos.
Bjs
Ju
Natália Fera
dez 22, 2017 @ 15:37:51
Linda participação ♥
Adorei a sua estrela guia da Simplicidade.
Recordo assim os Natais e assim deviam continuar a ser,mas infelizmente o consumismo tomou conta de tudo e assim se vai perdendo essa simplicidade.
Feliz Natal para você e para a linda Maria com muita paz,amor e alegria-
Feliz 2018.
Beijinhos.
Natália Fera
Gracita
dez 24, 2017 @ 15:44:36
Oi amiga querida
Atingir essa simplicidade nos torna plenos e é isso buscamos pois foi a simplicidade que o Menino Jesus nos ensinou com seu exemplo de desprendimento
A distância só nos ensinou o quão é grande e poderosa a nossa amizade. As nossas vidas foram ligadas desde que nos conhecemos virtualmente e não vai ser o tempo, espaço ou lugar que vai nos separar. Que seu natal seja repleto de amor e muita felicidade, porque pessoas especiais como você sempre deverão ser abraçadas pelas coisas boas da vida. Feliz Natal!
Um abraço com carinho e beijos no coração
Isy
dez 25, 2017 @ 00:04:29
Passei para te desejar um feliz Natal!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Rosélia
dez 22, 2021 @ 21:51:05
Feliz Natal, querida amiga Tê!
Menino Jesus, nossa Alegria.
Que Deus lhe dê um Natal muito abençoado junto aos seus amados!
Saude, paz e amor sempre.
Lembre-se dos amigos virtuais junto à sua mesa de Festa.
Que não falte pão e Amor!
Beijinhos carinhosos, festivos e fraternos