Os filhos crescem… E com o crescimento vem o desenvolvimento. Tudo na hora certa…
São os pais, escola, parentes, sociedade, a vida enfim. Todos ensinam, cada um a seu modo, com amor ou com exigências. E eles aprendem como tem que ser.
Depois de ensinarmos Maria a enlaçar seus cadarços – eu de um jeito e papai de outro – aparece a pequena aprendiz, com os tênis amarrados. Ficamos felizes por ver que ela aprendeu, e eu, cá com meus botões, vou pensando o quanto ela esta crescendo, desenvolvendo.
Limpar-se no banheiro, escovar os dentes, arrumar sua caminha, colocar suas coisas no lugar, pendurar uma toalha depois do banho e até guardar potinhos pra mamãe na cozinha. Coisas simples, mas que marcam seu desenvolvimento. E a cada ano vamos introduzindo novos aprendizados e certas obrigações que ela em cada idade, tem condições de cumprir. 
Embora a preguiça e o comodismo do costume de anos anteriores fale mais alto de vez em quando, é preciso insistir. Mesmo que falemos 2, 3 ou 4 vezes. 
Importante para a sua caminhada do aprender. Importante para ter noções de responsabilidade. Importantíssimo para sua independência.
E tudo isso já faz uma grande diferença em seu cotidiano e mesmo pra mamãe dentro de casa. 
Claro, as vezes a criança quer que os pais façam por ela e pra ela, apenas por carência, pra saber que  estamos por perto pra ajudar ou pra  sentir que “ainda” é um bebê. Ou simplesmente pra ter atenção. Levemos em consideração.
Sim. Os filhos crescem, e vamos vivendo isso a cada dia. Há um misto de satisfação com um pontinha de nostalgia. Mas o cordão umbilical vai se rompendo aos poucos. E é preciso. 
Ajude seu filho a crescer, ensine o que é preciso e o que ele pede pra aprender. Porque eles querem aprender e fazer o que fazemos diariamente. Desenvolvimento é isso.

E se ele não consegue dobrar sua colcha, chame-o para dobrar junto. 

– Vamos filha, cada um segura uma ponta. Dobremos essas pontas. Vamos juntá-las agora? Mais uma vez e está perfeito. 
Além de ensinar, a criança adora fazer isso. Me lembro de minha mãe que fazia isso comigo. Deu certo.
Pronto. Colcha dobrada, dente escovado e cadarço amarrado. 
E a vida a cada dia chamando para crescer….
      O tênis ainda sujo da escola….