Domingo fomos à Ludoteca. Uma casa com brinquedos e diversões que faz parte da Universidade – UFV. Lá a criançada fica a vontade para se esbaldar com outras crianças ou junto com os pais. Brincar com a família é o principal objetivo.
A Ludoteca abre a todos os domingos por duas horas na parte da tarde. Tempo suficiente para as crianças fazerem a festa.
Em cada cômodo um motivo de brincadeira diferente. Na sala de entrada, além dos jogos de caixas tradicionais, são valorizados os brinquedos reciclados. Maria pega um bilboquê reciclado. Na parede tenta também acertar o alvo!

Cliquem nas fotos para ampliá-las!

Ao lado, sala de Dramática, onde o mundo da imaginação ganha força. Fogãozinho de madeira, fantasias para vestir e criar personagens e outros brinquedos.  Papai, mamãe, Maria e outros visitantes, arriscaram algumas perucas. Foi graça!

No outro quarto o cantinho da leitura, para que a criança explore à vontade os amigos livros. Nessa sala acontece também contação de histórias!

Indo para os fundos da casa mais brinquedos reciclados: pula corda, vai-vem, pé de lata. D.Maricotinha com a ajuda do papai arrisca subir na lata. Mas não se deu bem e logo já correu para o quintal.

No quintal a área livre e tão desejada para qualquer criança. Brincadeiras com pneus, manilhas para passar dentro, escorregador e balanço.

Ainda no quintal um cômodo para pintar e tocar instrumentos. O cantinho da Pintura é desejado por muitos. Tintas e materiais de criação para soltar a imaginação. Depois da pintura feita, pendura-se em um varal para secar e no final das brincadeiras a criança leva sua obra de arte pra casa. Que cabeça de vento, a nossa esquecemos no varal!

No cantinho da música Maria se solta na flauta. Tocando com desenvoltura, seu som é admirado pelas mamães que estavam no espaço. Já no tamborzinho faz bagunça!

Uma tarde na Ludoteca é simples, assim como são simples seus brinquedos e objetivos. Assim como é simples a criança. Mas podemos dizer que é uma tarde alegre, onde os pequenos tem um universo enorme de brincar, só deles, onde escolhem sua brincadeira livremente, fantasiam e se mostram crianças de verdade. Uma oportunidade também dos papais terem um tempo livre e proveitoso com seus filhotes.