Desde o começo do ano passado, nossa Senhorinha vem pedindo para conhecer o mar. E sendo mais clara, pediu para passar seu aniversário de dezembro na praia. Lembro-me que foi mais ou menos nessa idade 7, 8 anos que vi também pela primeira vez esse presente de Deus: a imensidão das águas salgadas.
E fomos arrastando esse pedido até que chegaram as férias. Não havíamos ainda viajado com ela para mais longe. Pensamos, planejamos e decidimos. Vamos apresentar o mar à Maria e dar esse presente de aniversário a ela.
Espírito Santo – praia de mineiros, como costumo falar – foi nosso destino. Reservamos a pousada, Maria ganhou seu tradicional balde de brincar na areia, compramos trajes de banho e partimos para nosso passeio.
Estrada cheia e muito chuvosa e um marido muito atencioso na direção
Não foi uma boa época para viagem, pois chovia muito. Espírito Santo foi um dos estados mais prejudicados pela chuva esse ano, pelo que noticiou a imprensa. Mesmo assim, tínhamos a esperança de abrir um sol e Maria se divertir.Depois de horas cansativas de viagem, chegamos à pousada. Meio decepcionados, pois já chegamos com chuva.
Era uma pousada rústica, muito charmosa, com uma frente verde bacana, mas por ter muita madeira o ambiente não fica com o ar agradável. Iriamos ficar no sobradinho, onde tinha escada para subir e desistimos pelo transtorno de descer ao ar livre e com chuva. Não havia cobertura para as escadas.

Mudamos para o quarto de baixo. No primeiro dia enfrentamos dezenas de pernilongos que saiam não sei de onde. Chuva e calor é um prato cheio pra eles. Eu e Cris viramos ninjas matando os danados até 4 da manhã. E o cansaço de viagem dobrou com a aventura do mata mata.

Uma charmosa pousada que merecia muito sol
A pousada era muito informal. Tinha apenas uma moça que atendia e fazia todo o serviço. Por sinal uma moça muito educada e prestativa. Ela morava nas dependências para tomar conta e trabalhar. Então Maria se distraiu com seu filho brincando esses dias que estivemos hospedados. Foi o que salvou nossa pequena do tédio. Mas nós não tivemos opção de escapar dele.
                                             O jeito era sorrir para as fotos
Maria conheceu o mar. Com receio de não conseguirmos voltar outro dia, mesmo com frio e agasalhados andamos um pouco na areia. N0 penúltimo dia, o sol – tímido – resolveu abrir. Aproveitamos a brecha que a chuva deu e corremos para que ela pudesse aproveitar um pouco. E foi toda feliz para a novidade.
D.Maricotinha pode de fato vestir seu biquíni, encher seu baldinho e provar da água salgada. Todo bom mineiro tem que fazer isso um dia na vida. Esbaldou!!! Uma alegria sem fim que dava gosto de ver.
                    Maravilhada com as ondas que brincavam com ela puxando suas pernas
                        Mamãe apresentando a água salgada e papai se divertindo com a pequena
Apaixonada pela areia e a liberdade
Mas não durou a viagem. Decepcionados com a chuva, com a falta de alguns recursos, com as refeições principais que eles não serviam e com os pernilongos, decidimos ir embora. Foram apenas três dias.
Nesse dia que antecedeu nossa partida, os ninjas de pernilongo entraram em ação mais uma vez até 4 de manhã novamente. Logo no dia de ir embora em que o Cris teria que pegar estrada.
Chuva daqui até lá, estrada cheia e mal sinalizada. Aumentamos o tempo da viagem por ter errado o caminho.
Pensei que Maria não fosse aguentar, pois além de ter demorado nosso trajeto, a Senhorinha havia ficado com alergia pelo ambiente do quarto. Cheiro de lugar muito tempo fechado. Nada propício para quem tem rinite como nós três.
A trajetória que seria praticamente feita em cinco, seis horas foi feita em nove.
Faltando meia hora nossa pequena disse que não aguentava mais. Graças a Deus estava chegando. Paramos um pouquinho pra Maria respirar – ela também enjoa na estrada – e seguimos rumo à nossa casa que já estava perto.
Não saiu como esperávamos nossas férias. Não passamos o aniversário de Maria na praia como ela havia sonhado. Mas estamos bem. Isso considero uma vitória e um presente. Presente também a Senhorinha ter pisado na areia, molhado nas águas salgadas do mar. Foi maravilhoso! Uma alegria imensa no nosso coração e maior ainda pra ela.Virão outras férias, outros aniversários e outros desejos de estar diante daquele mar maravilhoso comemorando com muita satisfação, saúde e alegria por mais um, dois, muitos anos de sua vida!

Só temos que agradecer a Deus por tudo!!!