Pensar que os filhos crescem, traz sentimentos diversos pra uma mãe: alegria, orgulho, nostalgia.  É muito bom vê-los desenvolvendo com alegria, carinhosos, cheios de mania… Sim, as manias também fazem parte …

Ultimamente ando “levando sustos” com o tamanho dessa Maricotinha que agora ocupa todo o sofá de dois lugares.22711222_1491789404246239_1614090652_n

Essa menininha crescida com pernocas compridas e rostinho menos bebê me faz admirada falar com ela:

– Como você está grande minha filha!!!

Mas o que é um tamanho (e Maria nem é tão grande assim), diante da infância que ela usa e abusa diariamente com seu jeitinho de criança pequena…

Um dia desses fomos ao pediatra e ele foi categórico: “você ja é uma adolescente”.  Que pontada no coração! Como assim? Quando ia falar que não, que ela ainda é criança, pois brinca muito ainda, ele enfatizou que sim..

Ora bolas, o que é ser uma adolescente? É certo que Maria tem 10 anos, para 11 faltam dois meses certinho, mas sinceramente? Eu ainda a vejo como criança com suas manhas e vontades que não se resolvem apenas com uma boa conversa madura…

Nem acredito que tanto tempo passou desde que soube da sementinha na barriga.

Como pode ter crescido tanto se dia desses eu a amamentava com aqueles olhinhos ternos me fitando todo o tempo?

Não dá pra acreditar que 11 anos já se passaram se “outro dia” mesmo a levava pra escolinha carregada nos braços dormindo seu sono de pós almoço… Hoje quase não consigo ficar por muito tempo com ela no meu colo.

Mas enquanto vejo tantas crianças nessa idade tão “mocinhas”, que provavelmente já largaram sua boneca preferida, que trocam um lápis de cor e um papel pelos recados em grupos de whatsapp, enquanto os filmes de animação perdem sentido pra elas e os videos no youtube são mais interessantes, minha Senhorinha Maria ainda brinca no chão e deixa vestígios da sua infância pela casa…

pollys

A infância parece ir embora num piscar de olhos, quando observo as meninas com celular no bolso como uma adolescente, ou nas mãos afoitas pra ver a próxima conversa ou o próximo vídeo.

Claro, Maria também gosta da tecnologia que hoje está tomando dimensão grande no dia a dia das crianças e jovens e se sai muito bem ali. Mesmo que quiséssemos, não tem mais jeito de ficar de fora do frenesi que é a internet.  Até mesmo a escola incentiva o uso do computador para trabalho (quando pra mim deveria ser o contrário – mas isso é outro papo)…

Mas uma coisa é certa…

Enquanto os teclados não criam poder maior do que o chão, minha Maricota ainda brinca de montar peças coloridas como a infância e constrói sonhos com caixas, colas e recortes…

Enquanto a vaidade do vestido mais curto não roubar a cena na hora de sair, ela ainda escolhe seu modelo rodado no armário com jeito de borboleta…

Enquanto seu sorriso infantil não ganhar cor vermelha em seus lábios, ela ainda sorri com a pureza lúdica e natural…

22713078_1491821200909726_850300064_o

Crescer rápido pra quê?

Não seu doutor… Pode guardar suas teorias e anos de estudo por aí mesmo, porque por aqui, a infância ainda vai ter muito o que contar…

Por Teresinha Nolasco – A Mãe