IMG_20170724_115435819_HDR

Chegou ao fim nossas férias tão esperada, principalmente pela Senhorinha Maria que não via a hora de descansar a mente, dormir muito (ela adora) e ficar no ócio sem muito, “faz isso ou aquilo Maria”…

Ela adora a escola, mas cada ano que passa o ritmo escolar com suas tarefas intermináveis só aumenta e as vezes essa Maricota vem com suas chorumelas….

Ontem estava em sua caminha com sua leitura noturna já lamentando o fim das férias e o ano que vem, quando estudará de manhã depois de 9 anos no turno vespertino.

– Minhas férias acabaram, agora não vou ter mais tempo para minhas leituras.
– É só se organizar minha filha, chega da escola, faz sua tarefinha, dorme cedo e vai ler.
– Não quero as férias do fim de ano, porque ano que vem vou estudar de manhã. Cecília também não está achando bom o 6º ano.  (Cecília é a amiga querida)
– Mas acordar cedo é bom Maria, respirar o ar da manhã…
– É, e dormir na sala de aula né mamãe…
– É só dormir cedo no dia anterior que o corpo vai acostumando…
– Saudade do primeiro ano, quando fazer uma prova era como comer um doce!  *risos

Não tinha mais o que dizer pra essa Maricota que estava inconformada com o peso que a escola as vezes traz e o fim das férias. E olha que Maria sempre se entusiasma quando estava perto de chegar as aulas…

Fechei o assunto: “- não tem época melhor minha filha do que a de um estudante”!

Dei boa noite e saí…

A escola, um lugar rico de aprendizados, não deveria em momento algum ser um peso para a criança e sim uma luz, um lugar onde se vai com alegria por encontrar os amigos, os aprendizados, encontrar aquele “cheiro de escola” que só a infância consegue sentir…. É o “tal do olhar” que anda faltando à educação e às crianças … Assim penso eu…

E é bem verdade, apertada ou não, estamos sempre lembrando dessa fase que traz amigos, sorrisos, conhecimento e reencontros. Como eu gostava de reencontrar meus colegas de escola a cada volta das férias!!!

Mas antes das férias Maria lembrou:

– Será que vamos ter algum aluno novo em agosto?

Vemos logo que a alegria do encontro  e a espera de novidades – que só uma escola tem – está bem ali, guardada no coração dessa Senhorinha! :)

Deixo aqui alguns momentos das Férias da Maricotinha onde reencontramos amigos, parentes queridos, a vovó amada,  cineminha com papai e mamãe e até a visita à escola primária da Mamãe! ♥