Comemorar um dia tão importante como esse é motivo de orgulho pra mim! Um livro é tudo de bom na vida de alguém. Ele abre caminhos através do conhecimento, das descobertas, do sonho e imaginação. Um livro leva para lugares nunca visitados, restaura a alma, emociona, traz reflexão e possíveis mudanças para nossa vida com seu ensinamento. E só não abre a cabeça e o coração quem não quer…
Meus livros preferidos sempre foram os de reflexão. Hoje leio conteúdos diferentes, mas nunca fui uma leitora assídua. Tinha meus poucos livros em casa. Quando criança, me prendia mais aos que a escola indicava pra ler e muitas vezes lia porque era necessário.
Lembro-me que minha mãezinha vira e mexe pegava um livro matando sua curiosidade. Ou um dicionário quando desconhecia uma palavra. Sempre foi curiosa pra leitura. Na estante lá de casa, de criança até a fase adulta, havia  Barsas, enciclopédias do estudante, livros de história, mapas – Esses mãe adorava. Me lembro até – e ainda está por lá – de uma enciclopédia infantil ilustrada.
Talvez esse fosse o estímulo que meus pais puderam carinhosamente nos dar em relação à leitura, não posso ser tão injusta, mas apesar disso, dos livros estarem ali expostos, não me lembro de ter tido o grande incentivo, aquela insistência que Maria e outras crianças tem hoje em relação à leitura, faltava aquele diálogo incessante.Do pai me lembro sempre das suas histórias… Muitas vezes naquela época, nem escola costumava-se frequentar… Tempos atrás a vida era dura e o tempo que sobrava era para trabalhar no pasto ou em casa produzindo queijo, doces, ou nos serviços domésticos. Faltava o incentivo aos livros…De qualquer forma, os pais incentivam como podem e a partir disso, a criança tem a chance de tomar gosto pela leitura, mas muitas vezes percebemos ser característica dela. Ou ela gosta ou não gosta.

Mas uma coisa meu pai aprendeu com essa geração de hoje e especialmente com Maria, a presenteá-la com livros. Muitas vezes quando ele queria agradar a Senhorinha, eu sugeria livros. E já vinha o saudoso vovô com um livrinho na mão. Vovô deixou suas marcas de amor por aqui!

Hoje tenho motivos de sobra pra comemorar o Dia Nacional do Livro: Maria! Aprendi a amar a literatura infantil e hoje me emociono com ela. Maria é uma leitora fascinada pelas letras. Ama os livros, apaixonada por gibis e como sempre relato, gosta de ler tudo que encontra pelo caminho. Letras são distrações para Maria que com sua curiosidade infantil, entra no mundo da imaginação fácil fácil e sonha ser o que ela quiser….

Aqui em casa nunca faltará livros, os nossos e os de Maria! A vida com letras é uma vida rica, que encoraja, que sustenta, que abre portas e sonhos… Que mostra trilhas diferentes e estradas generosas que nos permitem andar livremente e com firmeza.
Não importa onde queremos ir, é só escolher o caminho… os livros ali nos levarão!