Uma das coisas que mais amo é ver Maria criando. Seja com dobraduras, pinturas, colagens, massinhas ou outra arte que ela resolva criar. Mas confesso que tenho uma predileção por seus desenhos soltos e expressivos.

Simplesmente uma arte! Alegre e traquina!

Cheios de criatividade e personalidade, os desenhos da Maria me encantam em sua simplicidade infantil e foram com eles que passei a amar e valorizar todo e qualquer desenho de criança e como todas elas, Maria também vive mudando seus traços que algumas vezes se mostram fortes e definidos, outros claros e mais tranquilos, porém todos verdadeiros.

desenhar16

Um vaso de flor singelo e expressivo!

O melhor de tudo é ver a expressão através de seu traçado e a boa vontade em desenhar. Quando a vejo trabalhando neles, me sinto tranquila e feliz. Além da diversão e prazer, o desenho ensina, acalma e a deixa mais concentrada e criativa cada vez que inventa mais um e claro, com mais tempo para aguçar suas habilidades infantis através dos lápis de cor.

sofa13

Gosto muito dessa pintura de Maria. Ela fez esses bonequinhos sem rosto depois que me viu pintando um quadro dessa forma, inspirado no artista plástico Ivan Cruz que pinta crianças sem rosto em sua série Brincadeiras de Criança.

A Senhorinha sempre me pergunta se eu gostei e a minha resposta é sempre Sim! Sim de coração, sim de admiração por vê-la interessada e jogando a alma ali, misturando docilidade e expressão. Digo a ela que não sei criar daquela forma e ela fica feliz. E não sei mesmo.

desenhar8

Uma das suas últimas criações essa semana. Anda fazendo seus traços com régua. Ficou chateada por não ter cabido a cama na folha e eu sugeri fazer uma cama com parte dela oculta. Mas ela já tinha feito! :)

Somos muito travados como adultos. Tímidos em nos expressar. Temorosos em errar e isso porque perdemos a essência da infância que solta e liberta na arte. Eu a elogio sempre, pra mim qualquer traçado tem seu valor e antes disso, de fato eu admiro. Acabo ganhando muitos desenhos como presente. Ela sabe que prezo os mínimos detalhes e que eles são muito importantes ali.

desenhar7

Sabendo que a mamãe gosta de poltronas e cores, arriscou essas duas pra me presentear. Não preciso dizer que amei!

Sem interferir em suas ideias e criatividade, apenas dou toques de mãe para que em algum momento precise desmanchar melhor tal rabisco, não amassar os papeis de desenho, ou definir tal traço para que possamos enxergá-lo melhor. A arte, principalmente a infantil não deve ser interferida. A criança deve se soltar como ela sabe e quer, para que ela seja autêntica em seu trabalho e na vida e carregue isso sempre com ela.

desenhar1

Em traços de caneta Maria fez uma grande família. A criança expressa seus desejos através dos desenhos também. Achei fantásticos a caneta e o desenho em si.

Se depender do meu incentivo, Maria vai desenhar sempre e nunca perderá a vontade e a habilidade em fazê-lo. Desejo de coração que ela seja moça grande gostando da arte. Gostando de se expressar através dela. A arte que a deixará livre não só pra traçar algo interessante ou bonito que ela queira em um papel, não só para uma ideia criativa que ela teve, mas que a deixará livre e positiva em qualquer decisão da vida.

Já teve uma fase de querer desenhar meninos com deficiência. Temos vários guardados. É a misericórdia do seu coração.

Já teve uma fase de querer desenhar meninos com deficiência. Temos vários guardados. É a misericórdia do seu coração.

Por isso a não interferência é tão importante na infância. Como também é importante ter um olhar amplo para essa criatividade, simples ou não e que a fará traçar cores fortes na alma, caminhos decisivos e habilidades firmes e seguras. Se errar é só passar uma borracha e recomeçar. Tentar quantas vezes forem preciso! ♥

A mão livre reproduziu e aumentou o cebolinha de um gibi! Perfeito!

À mão livre reproduziu e aumentou o cebolinha de um gibi! Perfeito!