Ainda da Feira do Livro que aconteceu em julho na escola da Senhorinha, resgatamos “Memórias de um Trenzinho” da autora Leci Soares de Moura e Dias.
Trem de ferro ou maria-fumaça, como queiram chamar. Misto, expresso e noturno. Memórias de um trenzinho conta com muita graça e emoção a história de um trem que rodava a cidade de Viçosa, MG, – onde moramos – e outras cidades vizinhas, carregando pessoas, deixando saudades, levando alegria e animação onde passava.
Esse trenzinho que era a diversão da cidade, cortava rios e cachoeiras, montes e vales.

Arrancava acenos e sorrisos dos adultos e crianças que chegavam às janelas e varandas de suas casas, felizes por ver o trenzinho passar. Corriam acompanhando seu som gritando: café com pão, manteiga não; café com pão, manteiga não…

Em 1926, conduziu a Comitiva do então Presidente da República, Dr.Athur da Silva Bernardes, para solenidades na atual Universidade Federal de Viçosa. Para quem não sabe, o Presidente Arthur Bernardes morou em Viçosa e hoje temos sua casa fechada como museu com todos os móveis e alguns pertences do Presidente.
O trenzinho circulou por muito tempo na cidade, mas tudo começou a se modificar e esse trem querido que antes carregava sentimentos passou a ser um trem de carga, deixando toda essa magia de um trem de passageiros morrer no tempo.

Tudo ficou diferente, o encantamento havia acabado e atualmente temos só seus trilhos onde cobertos pelo asfalto, circulam carros por cima.

Era uma vez um trenzinho…

Memórias de um Trenzinho

Autora: Leci Soares de Moura e Dias
Ilustrador: Jarbas Antônio Nogueira
Editora: UFV