O Bolhinhas de Sabão para Maria, recebeu um convite bacana e pela primeira vez participa de uma BC  (blogagem coletiva).
Somos convidados a escrever sobre um tema e compartilhar no blog que promoveu a BC. O convite veio com entusiasmo de Genis Borges do Reciclando com a mamãe. Claro que aceitei. 
Meu link para o texto abaixo será exposto no Mamães em Rede, onde acontece a blogagem coletiva.
Obrigada Genis. Foi um prazer!
O tema proposto é “Natal é tempo de… Presença”

Natal é tempo de… Presença!

Sim, presença do Menino Jesus. Ou pelo menos deveria ser. Ele é o aniversariante. Sem ele não haveria essa noite tão esperada por todos. Essa noite de luzes, confraternizações, presépios e outras coisas que fazem lembrar o Natal.


Época de reflexões, de acolhimentos, de caridade. Bons sentimentos que deveriam ser mantidos e postos em prática durante todo o ano. E esses sentimentos são revelados, muitas vezes, apenas nessa época.
Doações de brinquedos, de roupas, de alimentos. Um mutirão de coisas e pessoas que se sensibilizam para ajudar terceiros. 
É certo que o Natal mexe com a gente e nos faz mover ações solidárias.Concordo que é maravilhoso ver todo mundo empenhado em fazer uma família ou uma criança feliz… E a gente realmente fica feliz com nossas doações… Mas dezembro não é o único mês para se pensar no próximo… 
De qualquer forma é necessário lembrar do nascimento no dia 25 e todos os dias… É ele que nos impulsiona a sermos solidários durante 365 dias. É ele que nos faz querer abraçar um amigo de forma desinteressada com um abraço caloroso… Que nos convida a perdoar, a sermos humildes, simples. É ele que nos faz querer perto a família pra comemorar também…

Nascimento é vida, é fé. Peçamos que Jesus nos alimente com essa fé para que consigamos nos sensibilizar todos os dias em prol do outro.

E não pensemos apenas em doações materiais.. Mas também, doações espirituais. Quantos precisam de uma palavra, de um abraço de uma atenção..
Atravessar uma pessoa na rua – vemos velhinhos todos os dias nessa situação…
Conversar com um idoso que “clama” por sua atenção – é o que eles mais precisam nessa fase da vida…
Dar uma informação com disposição e simpatia a alguém – Faz tão bem ser gentil e solícito. Além de ser uma obrigação…
Deixar de lado as amarras do orgulho e sermos simples com alguém que já não nos vê com os mesmos olhos – Deus vê…
Ter paciência com as limitações do outro – nós temos as nossas também e quantas vezes esperamos compreensão…
Pensar nos erros de todos os dias que cometemos com as pessoas que estão ao nosso lado – Mais tolerância, mais ouvidos, mais gentilezas…
Se doar de coração aberto a um amigo que precisa de você em um momento difícil – Momentos de saúde e felicidade são fáceis de lidar..
Dar uma palavrinha de conforto e entusiasmo a alguém doente ou desanimado por situações esmagadoras da vida – Como uma boa palavra na hora certa conforta o coração!

Coisas simples, gestos descomplicados, fáceis de se por em prática, mas que podem tornar um minuto, uma hora e um dia de uma pessoa muito melhor…
Atitudes que temos condições de passar à frente todos os dias e que tenho certeza, o natal, os “dezembros”, o 2012, 2013, 2014, seriam bem melhores e significativos… 

São sentimentos assim que Jesus nos alimenta quando clamamos por ele e pedimos Fé. Nos tornamos pessoas melhores com sua presença, com seus ensinamentos.

Aí sim, o dia 25 teria seu significado real. Pois não entregaríamos apenas presentes à revelia, que passam ou ficam esquecidos depois. Não comeríamos como loucos como se o mundo fosse acabar no outro dia. Não pensaríamos apenas em consumir exageradamente desnorteando assim nossas crianças, confundindo suas cabecinhas que Natal é presente… E não presença…
Mas a entrega seria maior, seria a entrega da alma, nossa disposição e nosso amor para alguém que está do nosso lado ou para alguém que nunca vimos.
E então Jesus nasceria realmente em nossos corações. E esse chavão que sai dos nossos lábios e nossas trocas de cartões todos os anos, antigo e belo, teria mais sentido.

E poderíamos dizer: Natal… é presença!
Do menino Jesus, da entrega, do amor, da doação carne e espírito!

Com esses sentimentos desejo a todos um Feliz e verdadeiro Natal…. Todos os dias!