O dia de ontem foi dividido entre correrias, cansaço, mau humor e alegria para Maria. 
Já é de praxe uma irritação por cansaço. Ela não esconde e nem faz questão de esconder o seu mau humor que impera seu estado emocional nesses momentos. 
Na escola mais meia hora de estudo acrescentada à sua rotina escolar, então, mais responsabilidades e mais cansaço no fim do dia. 
Ontem foi o dia do brinquedo. E o “pula corda” foi seu brinquedo escolhido pra levar nessa sexta. Será que pulou muito?

imagem daqui
Chegamos e fomos pro banho. E Maria me conta, chorosa, chateada e nervosa, que não pulou com sua corda, tendo que dividi-la com os coleguinhas.

– Mas que legal filha. Que bom que gostaram da sua corda. E é legal dividir os brinquedos. 
– Mas eu não brinquei nada. Quando ia começar a pular, chegava um coleguinha e pedia. Ontem não gostei de nada. Não gostei da oração, não gostei da rodinha, não gostei do recreio. 
Era notório seu cansaço. A pequena é muito educada e gentil. Não sabe ainda dizer não aos colegas. Não sabe separar a hora de brincar e a hora de emprestar. 
– Filha, se você quis brincar um pouco, poderia ter falado com gentileza a quem pedisse, que era sua vez e que depois você emprestava mais.
– Mas eles pediam e ficavam repetindo mamãe. 
Não adiantava falar nada naquele momento. Era deixar passar e distraí-la com outras coisas.
Depois do banho e jantar chega a hora de escovar os dentinhos. Na hora de passar o fio dental, uma surpresa:  A grande descoberta do dentinho mole! Que alegria!
Uma surpresa que D.Maricotinha esperava ha tempos. Embora esteja na época certa de bambear os dentinhos, a ansiedade era muita e Maria não via a hora disso acontecer, claro, isso por já ter muitos coleguinhas com grandes janelinhas e ha bastante tempo.
Dormiu feliz! Parecia um sonho aquele dentinho mexendo no seu dedinho pra frente e pra trás.
Se vai virar “patinho feio” – como dizem os dentistas – não importa. O que ela quer mesmo é abrir aquele sorrisão com buraquinhos na boca e esperar com ansiedade a “Fada dos dentes”.
Vivam as fantasias infantis!
Pra falar a verdade, mamãe e papai também estão felizes por ver aquele dentinho minúsculo tão molinho e ansiosos – sem passar isso a ela – por ver uma janelinha feliz em sua boca falante! 
Imagem daqui
Quero meu dente molinho
já dizia a menininha
mas o dente estava firme
sem dançar em sua boquinha
Foi então num belo dia
com surpresa descobriu
com sorrisos e alegria
que seu dente amoleceu
Doce menina de dente bambinho
sonha agora com a Fada do Dente
passando de noite arrancando o dentinho
deixando pra ela um lindo presente.
     (Dente mole de Maria -Teresinha Nolasco)