Toda criança merece e deveria ter um quartinho prático para ficar bem organizado e fácil de conviver com ele. Bom para os pais e principalmente pra criança que crescerá com senso de organização.
Algumas crianças tem esse “espírito de organização” mais aflorado. Guardam tudo quando acabam de brincar ou mantém o quarto mais arrumadinho. Em outras é preciso trabalhar isso constantemente até que aprendam.

Maria não é de ficar espalhando peças miúdas na casa inteira, acostumamos assim, mas é preciso falar sempre – e às vezes repetir – para guardar tudo quando acaba de brincar, seja de outro cômodo da casa ou do próprio quarto.

Nunca fomos radicais a ponto de não deixar levar um brinquedo pra sala ou outro lugar. Em casa que tem criança não tem como escapar disso. Na sala mesmo ela tem um cantinho com mesinha para ficar mais perto da gente, pois fica centralizada na casa e praticamente a visualizamos de todos os cômodos. Segurança!

Pode brincar a vontade, mas acabou de brincar, guardar tudo.

Isso não é só pra conservar a casa arrumada. Como falei, é pra desenvolver seu lado organizador.

Organizadores de brinquedos e afins

Uma coisa legal é ter sempre objetos práticos para ajudar a organizar os brinquedos. A criança pode não ser o primor da organização, mas ajuda demais quando se tem estratégias para isso.

Maria Clara acostumou com suas “coisinhas de guardar tudo” e isso a ajuda muito na arrumação do quarto. Ela sabe exatamente onde coloca as coisas.

São caixas, prateleiras, cestos… Tudo para deixar os brinquedos mais fáceis de encontrar, organizar e o quarto mais fácil de transitar.

O bom é ir colhendo essas ideias, seja em sites, escola, ou na casa de alguém que também tem criança. Ideias são sempre bem-vindas.

Reuní alguns itens recentes, ou antigos, mas  indispensáveis para uma boa organização e que Maria tem no seu quartinho. Diria que é uma “bagunça organizada”. Hoje, é impossível viver sem eles.