Há muito o que se falar sobre alimentação. Um dos assuntos que mais vemos pela web é sobre formas mais saudáveis de se alimentar. Particularmente gosto muito do tema. Procuro sempre correr atrás de melhorias. Ando com medo da falta de saúde e dos exageros na alimentação que vemos por aí. O descaso com o corpo, com a sobrevivência e por que não com a aparência, pois precisamos sim olharmos no espelho e nos vermos bem para conseguirmos ficar de pé e ter uma auto estima maior. Não falo de vaidade excessiva, falo de se sentir bem, bonita(o), feliz com o que se tem e o que se é, mas com saúde.
Reciclei muito minha alimentação depois de casada, principalmente depois que tivemos Maria. Graças a Deus tenho um marido bem consciente e equilibrado com tudo e juntos buscamos uma alimentação melhor todos os dias cortando e acrescentando várias coisas na alimentação.

Maria acompanha sempre as mudanças. Aceita muitos costumes e se adapta a eles com alegria. Isso porque desde cedo plantamos a sementinha do que é necessário para crescer saudável e feliz.

Não somos radicais de forma alguma, nem há perfeição por aqui. Sabemos que temos muito a melhorar, mas dentro dos exageros que vemos constantemente, considero que comemos de forma mais consciente.
Gostamos de doces, de massas, de guloseimas e outras coisas prazerosas que todo mundo consome, mas o que notamos que é excesso para a nossa alimentação, vamos cortando. Doces mais calóricos e outras fugidas às regras, deixamos para o fim de semana e mesmo assim sem exageros e com limites. Não há porque extrapolar e desequilibrar toda a rotina.
Também fugimos às regras vez ou outra. Mas a prioridade é manter uma alimentação mais tranquila durante a semana para ter o prazer aos sábados e domingos de não comer com tanta culpa.
E não é peso para gente fazer isso. Nem esforço chega a ser. Nos sentimos muito melhor sabendo que estamos mais leves, ingerindo menos sal, gordura e açúcar na rotina da semana. Estes produtos consumidos de forma exageradas, acabam se tornando vilões para a boa saúde. Vejo exemplo todos os dias de infartos, diabetes e outras doenças do gênero por causa de excessos.

Como todos sabem, perdi meu paizinho há 2 meses vítima de um infarto e isso nos fez pensar mais ainda em tudo que ingerimos e no quanto é importante comer bem.

Nem tudo Maria Gosta, nem tudo Maria quer. Algumas coisas nossa Maricotinha aprecia muito. Outras come porque se acostumou e outras, claro, não gosta. Como ela já tem um cardápio variado na alimentação, não insistimos com alguns alimentos que ela é firme em recusar.
O que mudamos na nossa rotina de alimentação.
Café – Sem açúcar nem adoçante. Peguei essa boa mania do Cris. O segredo é simples: ir tirando aos poucos até deixar de adoçar. Experiência própria que dá certo.
Frituras – Com alimentos embebidos no óleo há muitos anos não fazemos. Quando quero fazer um bife de frango, um bolinho de carne moída, um peixe à milanesa, apenas unto a frigideira e passo de um lado e do outro até cozinhar e dourar.
Segredinho que ajuda é uma frigideira teflon. Ela não agarra e no fim das contas fica tudo uma delícia.
Pasta de alho – Meu pai sempre fez em sua casa a pasta de alho e me presenteava também com um vidro cheio. Como ele partiu, herdei essa herança preciosa e hoje eu faço as minhas.
Essa ficou simples e branca, hoje faço com cheiro verde
Molho de tomate – Compro os tomates e faço meu molho. Estamos tentando nos livrar do que for possível das conservas. O Cris elogia e fala que estão melhores do que os prontos. Na verdade estavam todos com o gosto muito igual, mas a preocupação mesmo são os conservantes e corantes.
É muito fácil fazer um molho caseiro!
Frutas – Consumimos no café da manhã também há muitos anos. Picadinhas com granola e iogurte. Não conseguimos mais ficar sem.
Verduras e legumes – Os mais variados possíveis. Cozidos ou ralados e crus. E diariamente não podem faltar as folhas. Rúcula e alface são amigos de todos os dias.. A rúcula é picante, o alface neutro. Eles cortadinhos como couve e misturados dão um sabor maravilhoso.

Nuggets – Cortamos totalmente da alimentação. Maria gostava muito. Era super prático assar e colocar na refeição. Mas quanta coisa é processada em um empanado! A tranquilidade foi que a Senhorinha aceitou não comprar mais. Sempre explico o que faz e o que não faz bem pra saúde e leio para ela sobre isso quando é preciso.
Arroz – Integral! Foi outro achado e há algum tempo consumimos. Com o costume de consumir o integral, acho hoje o arroz branco meio chocho. O integral é cheiroso e muito mais saboroso. Acredite!
Refrigerantes – Não consumimos de espécie alguma. Maria Clara nem conhece o gosto e prefiro que seja assim enquanto conseguimos conscientizá-la. Não há benefício algum. Muito açúcar, muito conservante, corante. Aditivos químicos de sobra. O infarto, osteoporose, diabetes, sobrepeso, são alguns males que causam a bebida.Assados – A maioria dos nossos pratos é assado: postas de frango, carne de porco, carne de boi, massas e outros.

Pastel com massa para assar.
Essa é a gordura do frango a passarinho que fiz no forno, ou seja assado e soltou toda gordura.
Imagine colocá-la encharcado em óleo?

Quanto a Maria acho que consome pouca variedade de frutas. Talvez tenha umas oito em sua listinha. Muitas vezes a criança é resistente a experimentar, mas quando experimenta gosta do sabor por isso a importância da persistência nessas horas.

Quanto a mim, preciso ingerir mais água. Esse é meu pecado. Não tenho praticamente sede normalmente. É um hábito que preciso criar para não ter problemas de saúde.
Hoje estou planejando um cardápio para variar a alimentação e ficar mais prático. Quinzenal ou mensal talvez. Mas sei que teremos um ou dois dias vegetarianos e um dia ou também dois de peixe,  pra desintoxicar o organismo de carne vermelha. Já estamos experimentando receitas!

Receita que experimentamos em dia vegetariano

 

Vamos levando assim: ajeitando alguma coisa aqui outra ali. Como disse, sem perfeição. A minha conclusão é que precisamos melhorar muito ainda, mas já estou feliz com as mudanças e principalmente por estarmos sempre abertos a elas! ♥