Havia chegado o grande dia das palestras. O dia D tão esperado do Seminário Internacional de mães. As mães estavam eufóricas com o encontro. Só víamos sorrisos e olhares de surpresas pra tudo que estava por vir.
Logo na recepção ganhamos nossa marca maior. Nosso filho estampado lindamente no crachá, para nos acompanhar pertinho do coração por toda a palestra. Além dele, para a emoção e alegria das mamães, essa mesma imagem passou durante todo o seminário em um telão no palco. Tudo maravilhoso e um presentão que recebemos.
Tivemos um delicioso café de abertura e seguimos para o auditório onde seriam realizadas as palestras.

O Seminário aconteceu com a apresentação de seis palestrantes.

Imagens da minha revista Pais&Filhos Seminário

♥ Mônica Figueiredo – Diretora editorial da Pais&Filhos. Mônica é jornalista com mais de três décadas de experiência em publicações para o público feminino e juvenil. Ela falou sobre os desafios de ser mãe nos dias de hoje e conduziu com muita elegância, sensibilidade e desenvoltura todo o Seminário, as entrevistas e as palestras.

♥ Luiz Alberto Hanns – Psicólogo, psicanalista e terapeuta de casais há mais de 20 anos. Autor do livro A Equação do Casamento – O Que Pode (Ou Não) Ser Mudado na Sua Relação.
Luiz Hahns com uma palestra deliciosamente divertida citou pontos importantes na convivência de um casal. Para o psicólogo, não é objetivo ter uma vida  excessivamente feliz, mas uma vida que de fato valha a pena.

♥ Laura Muller – Psicóloga, sexóloga e comunicadora social do programa Altas Horas, falou sobre sexualidade e relacionamentos e ministrou a palestra: Sexo depois dos filhos. Laura acredita que é normal a atenção do casal se voltar para o bebê, mas acha fundamental que o casal encontre espaço para namorar.

♥ Pamela Druckerman -Jornalista e autora do livro Crianças Francesas Não Fazem Manha, é mãe de uma menina e dois meninos e enfrentou em sua maternidade todas as dificuldades de uma mãe e dona de casa. Percebendo que não se saiu bem em nenhuma das funções, começou a estudar os hábitos das mães francesas que nada tinham  a ver com os dela e o resultado foi o best-seller Bringing up Bébé, no Brasil, “Crianças Francesas Não Fazem Manha” . Em sua palestra mostrou o que podemos aprender com os franceses sobre a criação de filhos.

♥ Melinda Blau – Uma pessoa extremamente simpática, risonha e carismática. Melinda é co-autora de A Encantadora de Bebês e afirma que pais e mães hoje estão totalmente voltados para seus filhos e sabe que ter um filho prova uma mudança grande na vida da mulher, mas que é preciso ter força para essa mudança e fazer algo por ela todos os dias.
“Nós, mães, somos o coração da família e, apesar de isso ser exaustivo, é o coração quem tem o poder de mudar”, disse Melinda!

♥ Cris Guerra – Não falei na ordem das palestras, mas quis deixar a da Cris por último por ter cativado imensamente a todos e por ter feito uma apresentação maravilhosa em todos os sentidos. Cris Guerra é autora do blog “Para Francisco” que também virou livro em 2008. Lá Cris escreve “Cartas para Francisco” e conta sobre o pai dele, sobre a vida e sobre ela mesma. Também tem o blog “Hoje vou assim“, que foi o primeiro blog de looks diários do Brasil. É jornalista e publicitária.

Cris em um depoimento de vida, emocionou, cativou, e entusiasmou o público com sua história. Ela perdeu o pai, a mãe, e grávida, quase no final de sua gestação, perdeu o pai de Francisco por morte súbita. Com certeza Cris não teve uma trajetória fácil de percorrer, mas mesmo com tantas perdas, transformou sua dor e insegurança por estar “sozinha” com um futuro filho nos braços, em bom humor refinado e dessa maneira, encontrou grande força para prosseguir a vida.

Ela diz que não foi guerreira, pois eu a considero sim. Enfrentar as perdas de forma menos drástica e ainda sorrindo não é pra qualquer um. Há que se ter coragem. No final de sua palestra, abriram perguntas que foram enviadas à Cris no palco. Eu não fiz uma pergunta, mas lhe enviei um recado: “Eu ainda não consigo sorrir tranquila ao pensar na partida de meu pai, mas quero aprender com você”

Um dos pensamentos de Cris Guerra que anotei em sua palestra no 1º Seminário Internacional de Mãe
Cris tem vários pensamentos sobre a maternidade. Cito dois deles. Para ela a maternidade “não vem como manual. É uma construção particular” e “O que faz um filho feliz é uma mãe feliz

Eu concordo. Cada uma constrói a sua maternidade. Cada uma sabe das suas dificuldades, seus apertos, seus erros e acertos. Cada uma sabe das dores e delícias que é ser mãe e continuando, uma mãe feliz, tranquila, segura como mãe, mulher e esposa, tem todas as possibilidades de fazer um filho feliz, claro, essa mãe também vai passar toda tranquilidade e segurança para seu filho.

♥♥

As palestras foram encantadoras e edificantes. A vontade era ficar ouvindo a todos por horas. Foi um dia muito feliz com todos os acontecimentos.

Para encerrar os posts sobre o 1º Seminário Internacional de Mães, falo no próximo texto sobre os livros, autógrafos e despedidas… Até lá! ♥