Maria está no 2º ano do ensino fundamental e como era esperado, mais tarefas e mais responsabilidades fazem parte do currículo. 

Nosso incentivo sempre foi grande quanto a isso. Desde sua primeira atividade, recebida constantemente com muito entusiasmo tentamos mostrar à Senhorinha que executar a  lição de casa é missão prazerosa e legal e que cumprir as responsabilidades é importante e necessário.

Chegamos da escola, d.Maricotinha faz um lanchinho para esperar o jantar, toma seu banho e nos posicionamos à mesa para fazer as tarefas. Durante todos esses anos tem sido assim. Com boa postura e sem barriga vazia – como manda o figurino –  Maria poe a mão na massa.

Mas nem tudo são flores todos os dias e nem sempre todo o incentivo e preparo surte efeito.
Quando há natação e catequese, o cansaço é mais visível e muitas vezes precisamos ser flexíveis na rotina, transferindo as tarefas para o outro dia.

De segunda a quinta-feira, Maria apresenta uma ou duas tarefas. Na semana de prova, tudo acumula. Estudo e tarefinhas. E Maria arrasta muitas vezes o corpo e a mente cansados para deixar tudo pronto.

Para o 2º ano, as tarefas vieram com um atributo a mais , é preciso recortar as questões das folhas, colar no caderno e assim responder uma a uma, fazendo depois da resposta um traçado abaixo de cada questão – segundo a professora – esses método seria para adquirirem noções de organização.

Sem experiências didáticas para falar sobre o assunto, e me deparando com o cansaço e a falta de entusiasmo quanto ao método proposto pela escola, me questiono algumas vezes sobre sua real necessidade, mas sigo apoiando – como sempre faço – e confiando que dará resultado futuramente. 

Como disse, é preciso flexibilidade quanto ao cumprimento das lições. Se não tem funcionado mais as tarefa no mesmo dia, é preciso mudanças. Transferindo para o outro dia, mais responsabilidades são exigidas da pequena. Pela manhã, Maria gosta de ficar a vontade. Toma seu café da manhã e vê os desenhos matinais, depois vai brincar. Com as tarefas a fazer, os desenhos e a brincadeira deverão ficar para depois. Afinal é preciso cumprir as atividades e não tem escapatória para aprender a responsabilidade desde cedo.

O incentivo não falta para Maria desempenhar com amor e alegria as tarefas escolares. Gosto junto dela de ler as poesias para as atividades, vê-la colorir os desenhos e observá-la desempenhando corretamente e com facilidade os exercícios, é motivo de orgulho e alegria. Além de ser prazeroso acompanhá-la, seguimos com nossa missão de pais em colocá-la sempre à frente das responsabilidades, estimulando com ânimo a cada nova atividade, fazendo-a tomar gosto pelos estudos tão preciosos e mostrando à Senhorinha que é possível ter alegria e amor mesmo com as obrigações da vida!