Conrad é um menino que chegou dentro de uma lata por uma suposta encomenda da Dona Bartolotti que tem a estranha mania de encomendar tudo que vê pela frente. Não importa se são livros, tachinhas, orações, revistas, ela quer mesmo é ver alguma coisa chegando.
Mas sua surpresa e susto foram grandes quando por uma encomenda enorme recebe algo inusitado: Konrad, um filho que veio dentro de uma lata de conservas com várias instruções de uso.

Dona Bartolotti não ousou desobedecer e sem saber se realmente tinha encomendado um filho, foi seguindo as instruções e se encantando com Konradi que era uma criança muito diferente das outras…
Mas depois de pegar afeição ao menino, os homens da fábrica descobrem que o enviaram para o endereço errado e vão atrás para resgatá-lo e devolvê-lo a outra família. Agora é tarde. Dona Bartolotti não quer devolver a criança que se tornou mais uma simples encomenda em uma caixa, é um filho de verdade.
A história de Konrad é emocionante e nos encantamos a cada nova descoberta do menino ao mundo. Konrad é um menino educado e com os valores aguçados. Uma criança com os sentimentos delicados que não compreende porque muitas vezes ele deve proceder como as outras crianças para ser aceito no meio em que vive.
Um menino que ama sua mãe Dona Bartolotti e não se incomoda de ser obediente a ela. Essa mãe que vive lhe mostrando que as pessoas devem ser elas mesmas, sem se preocupar no que os outros pensam.
Algumas frases dos personagens que nos fazem pensar:
” – Se você ficar pensando no que os outros fazem e sempre fizer o que eles fazem, então no final, você acaba ficando exatamente como eles e não consegue mais aguentar você mesmo.” (Dona Bartolotti)
“– Porque as pessoas são terrivelmente monótonas! Porque não tem um pingo de imaginação, sempre querem a mesma coisa e não se atrevem a fazer nada diferente”
“- A verdade não se esconde e isso também vale para as crianças” (Dona Bartolotti)

” – Circunstâncias extraordinárias, requerem medidas extraordinárias” (Konrad)
” – Estou falando como criança. Exatamente como os outros!” (Konrad)
“- É muito difícil distinguir o que é infantil e o que é falta de educação. Tenho de estudar isso melhor” (Konrad)
“- Todas as pessoas são diferentes, e é preciso aceitar as características das pessoas de maneira amigável” (Dona Bartolotti)
“- Muita coisa não foi legal, mas muita coisa foi maravilhosa” (Konrad) / ” – A vida é assim na maioria das vezes meu filho” (Dona Bartolotti)
” – É menos pior saber do que ignorar uma noticia ruim” (Kitti)
” – Aprenda uma coisa muito mais importante que outras coisas: Não é preciso se preocupar com o que as outras pessoas dizem” (Dona Bartolotti)
Encantada com Konradi, o menino da lata e seus personagens!

Título: Konrad o Menino da Lata
Texto: Christine Nostlinger
Ilustrações: Annette Swoboda
Tradução: Karina Jannini
Idade: A partir de 8 anos
Páginas: 170
Editora: Biruta
Encontre Konrad, O Menino da Lata no site da Editora Biruta e Gaivota , aqui!
Editora Biruta – editorabiruta.com.br/