Finalizando nosso tour virtual por Gramado, e sabendo que não é possível, mas com vontade de expor todos os registros que tiramos, deixo aqui os principais lugares que visitamos. Um pouco do nosso passeio por essa cidade maravilhosa.
Snowland, Mini Mundo, Gramado Zoo, Mundo do Chocolate, Parque Gaúcho, Aldeia do Papai Noel. Esses foram alguns pontos turísticos que conseguimos visitar em uma semana.
Sem mais demoras comecemos! Para uma melhor apreciação, clique nas fotos menores!
SnowLand
Confesso que apesar da curiosidade maior que era a visita a Snowland, o Parque de Gelo, não achamos tão bacana quanto anunciavam. Além do valor da entrada não ter sido nada acessível, tudo la dentro também tinha seu valor. O que prometiam em propagandas não foi tão sensacional quanto parecia ser.
Como era um parque de gelo, com temperatura mais ou menos abaixo de 5 graus, era preciso equipamento de proteção: Luvas, macacão, botas e capacete. E a partir daí começou o passeio.
Nas fotos, Maria entusiasmada depois de colocar os equipamentos! Ao entrar foi uma surpresa a visão que tivemos. Uma montanha enorme de gelo. Pra quem nunca tinha visto uma atração assim foi espetacular a vista.
Maria quis experimentar deitar na “neve”, mas teve que levantar rapidinho pois entrou gelo nas mãozinhas.
O visual é bonito e atrativo quando se chega à montanha de gelo. Maria brincou de escorregar e desceu várias vezes no gelo. Mas algumas coisas não foram tão bacanas.. Alguns materiais de uso – para se aquecer e para as brincadeiras – estavam gastos e com aparência ruim. E as mãos ficavam super geladas com as luvas inapropriadas. sempre rápidas. E a parada para o lanche meio desorganizada e sem acolhimento.
Maria começou a se sentir mal pelo frio e saímos antes da hora a pedido dela.
A atração que anunciava ser grandiosa, deixou muito a desejar na organização, de qualquer forma matamos a nossa curiosidade e da Maricota que ja pesquisava sobre o parque antes da viagem.
Mini Mundo
O Mini Mundo é um parque ao ar livre formado por uma cidade em miniatura. São réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo. A ideia original e o começo de tudo, traz a história de um pai e um avô que resolveram presentear suas duas crianças com um pequeno mundo de fantasia. Construíram, a pedido dos pequenos, uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel Ritta Hoppner que pertencia à família.
Pensando em dividir os brinquedos com os hóspedes quando as crianças crescessem, construíram uma pequena cidade também em miniatura, dando vazão aos seus próprios sonhos, com habitantes, cenários, prédios de várias partes do mundo, em sua maioria europeus e brasileiros.
O Mini Mundo que é 24 vezes menor que a realidade, é um verdadeiro encanto. A cidade traz vida com seus personagens e objetos que se locomovem. Ele nunca parou de crescer e a cada ano se constrói mais um cenário. Ficamos maravilhados com tamanha criatividade e beleza do parque. Tudo feito com amor e dedicação. Tantos detalhes em cada construção que não se consegue ver tudo, tamanha a grandiosidade. Um lugar encantador que deu vontade de voltar.
Na primeira foto a entrada do Parque. À direita mostro como nos tornamos gigantes ali!
Detalhes de um acidente e socorro na pista! Alguém morreu. O corpo tampado foi representado por um lacinho de cabelo. Ao lado réplica da Igreja Matriz de São Francisco de Assis em Ouro Preto, MG. A Senhorinha Maria se da igreja e do passeio turístico que fez a Ouro Preto em Outubro do ano passado.
À direita um casamento na igreja. No Centro um trabalhador limpa a janela e à esquerda, opa, olha o “Ricardão” saindo correndo. Adorei esse!

Um prédio pega fogo! Bombeiros foram acionados e ja fazem seu trabalho. À direita o lindo Hotel Rita Hoppner que ainda funciona e onde tudo começou nesse bairro encantador cheio de Hortênsias!

Gramado Zoo
Gramado Zoo foi outro lugar que ficamos encantados. Chegamos e logo fomos recepcionados por uma diversidade enorme de araras e papagaios cantadores e coloridos… Um corredor lindo onde sem constrangimento voavam no meio da gente. A partir daí fomos descobrindo outras espécies e nos encantando com cada uma delas no meio daquele paraíso natural.
O Zoológico é composto exclusivamente por animais da fauna brasileira que são separados por enormes viveiros de imersão e vidros blindados, que nos permitem ver com clareza os animais e “reproduzem com fidelidade o habitat das espécies“.
Ali se vivem momentos de grande conexão com a natureza, aprendizado e diversão. Nós e Maria adoramos aquele passeio. Foi o lugar que papai mais gostou. Estar ali, andar no meio de árvores, ar puro, natureza, animais foi verdadeiramente gratificante.
Uma diversidade enorme de papagaios e araras que voavam entre a gente! Não se esqueça de clicar nas fotos!
À esquerda Maria passeia nas ruas do Gramado Zoo. À direita a linda onça pintada
Na primeira foto o charmoso Tuiuiu. Na segunda um filhote de Buggio sendo protegido pela mãe dos olhares curiosos dos visitantes! Ela não desgrudava dele um minuto! Mãe é Mãe!
Saindo do Gramado Zoo, o caminho nos leva ao Parque Temático Gaúcho, que resgata a formação e evolução do gaúcho, tradições e costumes. Um lugar lindo e cheio de histórias.
Maria mostra as Antigas Habitações do Pampa!
À esquerda reconstituição de uma capela de pedra de 1771 . Ao lado, Habitação dos Índios Pampeanos, Toldeira feita de couro e madeira.


Carreta: Transporte Típico do Pampa-sec. XVIII, feita de madeira/couro/capim santa fé ou palha. Transportava até 3 toneladas de mercadorias de um povoado. Era puxada por várias juntas de bois.


Mundo do Chocolate
O que mais se vê em gramado é loja de chocolates. Podem ter certeza. Esse passeio pelo Mundo de Chocolate era bem esperado por d.Maricota.
A temperatura ambiente é de 18º, pois é preciso conservar tudo ali dentro que é feito de chocolate. O cheiro já devem imaginar, é maravilhoso e vou confessar como uma criança, a vontade é dar uma bocada em cada réplica, todas muito bem construídas em chocolate maciço.
Pelas salas vemos animais e vários pontos turísticos do mundo, muito bem reproduzido. São mais de 200 peças, que juntas somam 30 toneladas do doce.
As esculturas do Mundo de chocolate, foram confeccionadas pelos renomados e premiados, chefs Abner Ivan e Fernando de Oliveira . Ambos, naturais do estado de São Paulo.
Deguste com os olhos! Hummm!!
À esquerda a Muralha da China – Foram usadas 6 toneladas de chocolate em barras de 25kilos. Três pessoas trabalharam nela durante 120hs.
À direita Templo Japonês , Dragão, Buda da Riqueza, – Variação de peso de 70 a 150 kilos. Os ingredientes são Chocolate amargo, manteiga de cacau e corante alimentício em pó dourado, vermelho, laranja.
Essa sala à esquerda me encheu os olhos de beleza e gostosura.
Destaque para Tapete, Vaso, Mesa e sofá de chocolate. Ingredientes: Chocolate, manteiga de cacau, placas e esfera de chocolate, chocolate branco ao leite e corante laranja. O Sofá pesa 1 tonelada.
Do lado o Deus do Egito. Pesa de 300 a 350 kilos. Feito de manteiga de cacau, chocolate amargo e corante alimentício dourado. Mede 2 metros de altura!
Cristo Redentor , 300 a 350 kilos, feito de manteiga de cacau e chocolate amargo. Ao lado a Estátua da liberdade.
Encontramos no final uma oficina de chocolate, onde podíamos degustar algumas amostras ou aprender a produzir. Maria ficou com a primeira opção *rs
Nessa foto turística que eles fazem no final, ficamos ao lado da Torre Eifel que tem 4,22 metros de altura e 800 kg de chocolate! Foi um trabalho de mais de 100 horas. Depois da foto, a lembrança em porta-retrato!

Aldeia do Papai Noel
Finalizando nosso tour e sem conseguir contar cada detalhe dessa viagem encantadora e nossos respectivos passeios, conhecemos a Aldeia do Papai Noel que fica dentro do Parque Knnor, homenageando o imigrante João Oscar Knnor que foi o criador do parque.
A Aldeia é também um parque temático cheio de jardins e trilhas. E claro, o parque traz como tema o Natal.
Ele é lindo, todo arborizado e foi uma delícia andar pela natureza e visitar a casa temática do Papai Noel, bem como a fábrica de brinquedos.
Em cada plaquinha um desejo do coração. Eu e Maria colocamos os nossos bem lá em cima. À direita o trenzinho que carrega os turistas pelo parque afora. Nesse não tivemos tempo de ir. Mas é bem bacana e charmoso o passeio!
Em alguns pontos do parque, mensagens pra viver um verdadeiro natal!
Na Aldeia do Papai Noel também tem Renas. Elas são cervos nobres da família dos cervídeos e chamadas carinhosamente de Renas em alusão à temática do parque. Sob a autorização do IBAMA e Secretaria do Ambiente do RS, são tratadas com o cuidado necessário para sua sobrevivência. Ao lado a linda casa do Sr. Knnor, hoje a casa do Papai Noel.
Na aldeia tinha uma trilha no meio da natureza. Plaquinhas avisam se você acertou ou não o caminho!
Interessante ter visto na fábrica do Papai Noel, a primeira máquina de bolas de Natal do Brasil em 1942 pela empresa Wanda Hauck. Ela foi cedida ao Papai Noel para a produção de bolas em Gramado.
À direita uma panorâmica da Fábrica do Noel.
Dentro da fábrica do Papai Noel, Maria faz seu pedido a ele. Do lado dela uma plaquinha indicando naquele dia, quantas noites ainda falta para o Natal! Achei super acolhedor!
O quarto cheio de fofos bichos de pelúcia. Ao lado uma charmosa cozinha que traz uma curiosidade: na entrada, no chão, ficam duas bacias com mamadeiras e chupetas das crianças que ali passaram. Papai Noel guardaria tudo. Essa é uma tradição da região Sul incentivando às crianças a deixarem de usar os acessórios.
No quarto do Papai Noel não poderia também faltar charme natalino. Na cama suas botas de trabalho!
Depois de tantas fotos, sonhos e encantos, findamos nossas lembranças de Gramado, que terminam apenas virtualmente. Janeiro ficou pra trás, bem distante, mas Gramado está bem presente no nosso coração!
Agradeço a Deus por essa oportunidade maravilhosa de conhecer uma cidade que estava há tempos nos meus sonhos, ao Cris e Maria pela deliciosa companhia que fez o passeio muito mais feliz e a todos que passaram aqui e tiveram o carinho de acompanhar essa aventura! Gratidão! ♥