A cada dia me deparo com uma nova ideia criativa em sites ou blogs que visito. São projetos inovadores que envolvem pais e crianças e que sempre deixam sua contribuição para uma infância mais feliz, mais sustentável e menos consumista.
Reciclagens, construção de brinquedos valorizando a arte das crianças, brincadeiras onde envolvem a imaginação e a simplicidade do brincar. E em mais um vai ali e volta aqui, encontrei um tesouro para contribuir de forma feliz para infância da minha Senhorinha e do seu pequeno também!
Com aquela vontade de deixar de lado um pouco o consumismo, fazer algo diferente, legal e criativo, já pensou em trocar brinquedos dos seus pequenos com outra criança? Livros, jogos ou mesmo fantasias?
Pois existe um lugar bem especial assim, Quintal de Trocas! O primeiro site do Brasil focado nesse objetivo: trocar o que a criança tem em casa, com outra criança de outro lugar, ou mesmo pelos chamados “Pontos de Trocas” em diversos lugares do Brasil.
 |
Troca real que aconteceu em um Ponto de Trocas do Quintal, o Mamusca (S.P.). |
Além dessa brincadeira divertida, o Quintal de Trocas valoriza e resgata a importância de escrever uma carta, cuidar bem do brinquedo e fazer novas amizades.
Dando asas à criatividade, o projeto coloca a criança para participar dessa aventura deliciosa. O objetivo é valorizar cada vez mais a simplicidade do brincar através de menos consumismo.
Funciona assim:
1. Seu filho escolhe qual brinquedo quer trocar
2. Você tira foto do brinquedo e cadastra no site
3. Seu filho escolhe o brinquedo que desperta seu interesse
4. Ele escreve uma cartinha contando sua história com o brinquedo
5. Efetua a troca
Simples e divertido!
 |
Abrindo o presente trocado pelo Ponto de Trocas do Quintal, o Mamusca (S.P.). |
E como começou a ideia do Quintal de Trocas?
Carol Guedes – idealizadora do projeto – mãe da Maria Beatriz hoje com 3 anos, conta que foi visitar uma Feira de Trocas. Sua pequena Maria levou um barco grande de madeira com bonecos e outros itens para trocar na feira. Maria trocou por um espelhinho simples mas que pra ela trouxe grande alegria. E esse entusiasmo no coração de Maria Beatriz, despertou em Carol a necessidade de também levar essa alegria pura para muito mais crianças.
E essa mamãe bacana da Maria Beatriz foi em frente. Conversando com especialistas de diversas áreas, com dedicação e grande alegria, colocou em prática depois de 9 meses o Quintal de Trocas.
Carol Guedes acredita que ao trocar o brinquedo a criança pensa não no brinquedo, mas no valor da brincadeira.
Criança é simples afinal. É o que sempre falamos no Bolhinhas.
 |
Troca real que aconteceu em um Ponto de Trocas do Quintal, o Mamusca (S.P.). |
Fiquei muito feliz em “esbarrar” com o Quintal de Trocas”. E como relatei para Carol o Bolhinhas quis dar seu apoio porque também prioriza uma infância mais simples, valorizando o ser e não o ter, a liberdade infantil para o crescimento. Uma infância mais rica de cultura, e quem sabe até menos consumista, mais leve, mais natural.
Além de termos ficado encantadas com toda essa brincadeira, breve também efetuaremos nossa troca com muita alegria. Participe você também e priorize uma infância mais feliz e tranquila.
Assista o vídeo
Conheça o Quintal de Trocas: