O Seminário aconteceu com a apresentação de seis palestrantes.
![]() |
Imagens da minha revista Pais&Filhos Seminário |
♥ Mônica Figueiredo – Diretora editorial da Pais&Filhos. Mônica é jornalista com mais de três décadas de experiência em publicações para o público feminino e juvenil. Ela falou sobre os desafios de ser mãe nos dias de hoje e conduziu com muita elegância, sensibilidade e desenvoltura todo o Seminário, as entrevistas e as palestras.
♥ Luiz Alberto Hanns – Psicólogo, psicanalista e terapeuta de casais há mais de 20 anos. Autor do livro A Equação do Casamento – O Que Pode (Ou Não) Ser Mudado na Sua Relação.
Luiz Hahns com uma palestra deliciosamente divertida citou pontos importantes na convivência de um casal. Para o psicólogo, não é objetivo ter uma vida excessivamente feliz, mas uma vida que de fato valha a pena.
♥ Laura Muller – Psicóloga, sexóloga e comunicadora social do programa Altas Horas, falou sobre sexualidade e relacionamentos e ministrou a palestra: Sexo depois dos filhos. Laura acredita que é normal a atenção do casal se voltar para o bebê, mas acha fundamental que o casal encontre espaço para namorar.
♥ Pamela Druckerman -Jornalista e autora do livro Crianças Francesas Não Fazem Manha, é mãe de uma menina e dois meninos e enfrentou em sua maternidade todas as dificuldades de uma mãe e dona de casa. Percebendo que não se saiu bem em nenhuma das funções, começou a estudar os hábitos das mães francesas que nada tinham a ver com os dela e o resultado foi o best-seller Bringing up Bébé, no Brasil, “Crianças Francesas Não Fazem Manha” . Em sua palestra mostrou o que podemos aprender com os franceses sobre a criação de filhos.
♥ Melinda Blau – Uma pessoa extremamente simpática, risonha e carismática. Melinda é co-autora de A Encantadora de Bebês e afirma que pais e mães hoje estão totalmente voltados para seus filhos e sabe que ter um filho prova uma mudança grande na vida da mulher, mas que é preciso ter força para essa mudança e fazer algo por ela todos os dias.
“Nós, mães, somos o coração da família e, apesar de isso ser exaustivo, é o coração quem tem o poder de mudar”, disse Melinda!
♥ Cris Guerra – Não falei na ordem das palestras, mas quis deixar a da Cris por último por ter cativado imensamente a todos e por ter feito uma apresentação maravilhosa em todos os sentidos. Cris Guerra é autora do blog “Para Francisco” que também virou livro em 2008. Lá Cris escreve “Cartas para Francisco” e conta sobre o pai dele, sobre a vida e sobre ela mesma. Também tem o blog “Hoje vou assim“, que foi o primeiro blog de looks diários do Brasil. É jornalista e publicitária.
Ela diz que não foi guerreira, pois eu a considero sim. Enfrentar as perdas de forma menos drástica e ainda sorrindo não é pra qualquer um. Há que se ter coragem. No final de sua palestra, abriram perguntas que foram enviadas à Cris no palco. Eu não fiz uma pergunta, mas lhe enviei um recado: “Eu ainda não consigo sorrir tranquila ao pensar na partida de meu pai, mas quero aprender com você”
![]() |
Um dos pensamentos de Cris Guerra que anotei em sua palestra no 1º Seminário Internacional de Mãe |
Eu concordo. Cada uma constrói a sua maternidade. Cada uma sabe das suas dificuldades, seus apertos, seus erros e acertos. Cada uma sabe das dores e delícias que é ser mãe e continuando, uma mãe feliz, tranquila, segura como mãe, mulher e esposa, tem todas as possibilidades de fazer um filho feliz, claro, essa mãe também vai passar toda tranquilidade e segurança para seu filho.
♥♥
As palestras foram encantadoras e edificantes. A vontade era ficar ouvindo a todos por horas. Foi um dia muito feliz com todos os acontecimentos.
Para encerrar os posts sobre o 1º Seminário Internacional de Mães, falo no próximo texto sobre os livros, autógrafos e despedidas… Até lá! ♥