Na casa antiga do pai e mãe tinha uma árvore linda no centro do jardim. Com suas florzinhas brancas, encantava todos que a vissem. Achava incrível não ficar sem flores um dia sequer. Quando estavam cheias, caiam e formavam um tapete lindo no chão. Nunca soubemos o nome, talvez uma das espécies de Jasmim Branco.
Pai me deu duas mudas que viajaram mais de 4hs. Uma morreu e a outra ficou linda cheiinha de flores. Pai adoeceu. Junto e aos poucos, nossa arvorezinha também. Era minha lembrança dele e pra minha tristeza, foi perdendo as flores e folhas. Talvez faltasse sol em nosso caixote de pedra, ela enfraqueceu..
Pai partiu e nossa árvore também. Ela foi resistindo até perder todas as folhas. Restaram os galhinhos secos e tímidos que não tive coragem de desfazer. Ainda assim regava por um tempo na esperança de restar vida ali debaixo da terra em sua raiz. Maria ainda rega a árvore do vovô.

Ela era assim. linda cheia de flores!
Hoje dei novo significado a ela. Nosso suposto “jasmim branco” precisava ganhar vida… e Renascer! Assim ela coloriu novamente: com seus galhos secos, virou nossa Árvore de Natal Especial! Não havíamos ainda montado uma árvore maiorzinha e essa estreou muito bem a intenção.
Começamos o trabalho!
Pensei em dar um toque artesanal. Maria concordou. Enfeitamos a terra com rolhas que ela guardava em seus objetos de reciclagem.
Recortei corações em EVA, passei cola e Maria enfeitou com glitter. Ela adorou mexer com glitter: eles brilham!!! :))
Mas a Senhorinha Maria queria as bolinhas tradicionais de Natal tão desejadas por ela. E por que não? Compramos e ela deu seu toque na arvorezinha.
– “Mamãe, esse vai ser o toque final”. E Maria escreveu Feliz Natal, com simplicidade e alegria!
Lembrei-me da sua bandeirinha da paz que ela trouxe da escola. Se encaixou perfeitamente ali e na frente o cartão de Natal que Maria fez em tinta com seus dedinhos mágicos, especialmente para mamãe!
Faltava alguma coisa para enfeitar o vaso que é bem grande. Pra arrematar a nossa decoração de amor, espalhei corações na base em TNT que eu tinha guardado.
Encerramos ali nosso trabalho e ficamos felizes de dar vida novamente a essa arvorezinha que um dia teve florzinhas brancas, mas que hoje enfeitam nosso coração todos os dias com a lembrança eterna do vovô Pedro!
A você Pai! ♥