Elis Regina interpreta – Casa no Campo
Música de Zé Rodrix e Tavito
.

 

Bem sugestiva essa frase que faz parte dessa música, “Casa no Campo”,  Ela é tão boa de cantar. E faz a gente sonhar…

Há quem sempre gostou da vida no campo, na roça, em uma praia mais sossegada. Ou seja, lugares que geralmente há mais oportunidade de buscar a paz interior, a meditação, a harmonia física, emocional e espiritual. Aliás, uma casa no campo já é a própria meditação.
Há também quem busque incessantemente essa vida nos tempos de hoje. O motivo tem sido sempre o mesmo, a correria, o estresse das cidades, a vontade de “ouvir” o silêncio, de voltar-se para si, de ter a cabeça literalmente mais leve.

Existem inúmeras maneiras e vontades de buscar essa paz. Eu, há algum tempo ando querendo mais silêncio. E se pudesse queria mesmo ir para uma Casa no Campo. Pra ouvir o som da natureza, dos bichinhos cantando delicadamente, do barulho das folhas e da chuva…

Das tantas casas que tiro foto na estrada. Essa, de Alvinópolis, MG
Sempre me imagino morando ali…

 

Hoje, exatamente hoje e nesse momento que escrevo, ouço um cortador de grama com uma máquina bem estridente atrás de mim. Do lado, um prédio está subindo com muitos ruídos de construção. Serra elétrica, marteladas e por aí vai. Aqui no prédio estamos em reforma e até dois dias atrás estavam com uma máquina muito barulhenta arrancando aquelas benditas pastilhas que colocam não sei pra quê , já que todas soltam com o tempo.

É muita loucura ouvir tanta coisa ao mesmo tempo. Hoje por exemplo minha cabeça está muito cansada. Contando que já não tenho boa qualidade de sono há anos, acordo as 5 da manhã e a rotina dia afora é intensa. A cabeça parece que tem um elefante por cima.  Imagina uma mente cansada associada a esses inúmeros barulhos externos?

E o pior, não tem pra onde correr.

Por isso ando com muita vontade de ter essa “casa no campo” pra poder pensar em mim, pra prestar atenção no que sou, no que gosto, como estou, como estão as pessoas que moram comigo, as pessoas que chegarem… Pra envelhecer e partir ali…
Aqui, nessa vida agitada, não se consegue essas minúcias tão necessárias com muita facilidade…

É claro que toda paz começa de dentro. Independente do lugar que nos encontremos no momento. Mas a gente sabe que um silêncio muda tudo. Traz mais saúde física e mental, traz criatividade, traz alegria no peito, leveza. Eu tenho gostado tanto…

Moro em um apartamento onde temos no fundo três casas e uma delas com um quintal enorme. Muitas árvores, muita plantação. Nesses últimos dias chegou um galo que coloquei o nome de “Francisco”.  Veio uma galinha e agora temos um monte de pintinhos. Mas como ouvi-los? Apenas quando todos os barulhos cessam.

O quintal onde o Galo Francisco, dona Galinha e seus pintinhos moram! E todos os outros bichos que são paz pro ouvido e a alma da gente!

Me distraio com eles e mostro sempre pra Maria. Ela adora. Eles piam delicadamente, num som agradável para os ouvidos. Temos as Maritacas , os passarinhos e os grilos que competem alto com o barulho da construção e do cortador de grama.

Pois é. Hoje anseio por meu quintal. Não vejo a hora de pelo menos poder plantar uma, duas, três árvores.
Mas seria gratificante essa Casa no Campo, onde eu possa ter ” a esperança de óculos e um filho de cuca legal, onde eu possa plantar e colher com a mão, a pimenta e o sal

Eu quero sim, uma casa no campo, “onde eu possa viver do tamanho da paz”!

E você?

Um música suave, um brincar com o vento e a natureza… É paz interior

 

Por Teresinha Nolasco, Mãe da Maria

 

A amiga Ju do Mãe sem Fronteiras também falou sobre essa paz interior que todos nós buscamos todos os dias. Dá um pulinho lá também pra uma boa reflexão! Veja aqui

A amiga Chica do “Sementes da Chica” , sugere para os participantes do “Brincando na Segunda”, Desacelerar. Veja aqui

.

.