Ter a humildade de perdoar, pedir perdão, reconhecer-se falha, é sublime. Não vivemos nossa vida com 100 por cento de acerto. Podemos ser mansos, tranquilos, sensatos, cheios de sabedoria na maioria das circunstâncias, mas muitas vezes bate o cansaço e nós falhamos.
Falhamos quando após exaustivos pedidos de faça isso e faça aquilo, há resistência. Falhamos quando estamos cansadas da rotina da casa, falhamos quando estamos naqueles dias em que o processo hormonal fala mais alto *rs. Falhamos porque simplesmente somos humanas e todo ser humano é falho!

Errar faz parte da natureza humana, perdoar também! Não há mal em se desculpar com um filho. Não é feio que ele descubra que você tem fraquezas e também erra. Que você é sensível também. Que você pode ser uma heroína pra ele mesmo com todas as suas limitações, porque toda heroína tem limitações. Ao contrário, é honesto , é sensato, é digno mostrar que você também erra!

Aqui em casa sempre conversamos muito com Maria pra tudo! Mas eu brinco que filho é conversa 70 x 7. Hoje você fala, ele te ouve e reconhece, amanhã faz diferente. Amanhã vem mais conversa. E depois de amanhã e depois e depois… E nesses dias que são diferentes, as coisas muitas vezes desandam. Porque a criança e adolescente parece ter uma molinha no setor “pensamentos” no cérebro. Vira e mexe essa molinha pula pra fora e o que foi uma boa conversa e acertamento um dia, vira do avesso no outro dia!

E dá-lhe cartinhas e desenhos de pedidos de desculpas. Mas nós mães não escapamos também desse tentar , reconhecer, melhorar muitas vezes… Por isso precisamos permitir a graça de perdoar e pedir perdão. Esse gesto que nos eleva até eles, traz cumplicidade, amorosidade, aproximação. Porque é nessa hora que nos mostramos pequenos como seres humanos e grandes em humildade!

Relevante além de conversar é deixar claro o que aconteceu. Falar com honestidade , serenidade e de coração aberto, que tal coisa não foi legal da parte deles, ou reconhecer que aquele gesto de impaciência e impulsividade não foi bom da nossa parte!

Muitas vezes Maria aponta na mesma hora quando isso acontece e instantaneamente consigo reconhecer que poderia ter feito diferente! É preciso admitir. Não adianta ficar de coração duro e achar que somos as donas da razão. Existem os dois lados e muitas vezes podemos estar erradas ou exagerando em alguma atitude!

Perdoou? Bola pra frente! Ficar remoendo faz mal pro filho e pra gente! E como a maternidade ensina isso constantemente! Seguir a caminhada sempre para um novo dia! Mas de peito aberto!

No fim das contas tudo passa: as mágoas, decepções, incompreensões e lamúrias. O que sobra mesmo é o exemplo que deixamos e que com certeza eles carregarão. Exemplo do gesto simples de desculpar e pedir desculpas, sem importar quem errou ou quantas vezes erramos. Bom, honesto e verdadeiro, é reconhecer nossas fraquezas e caminhar de coração leve sem nos punirmos. A gente erra, eles erram e errar faz parte da caminhada e aprendizado.

70 x 7 abrir nossa alma para o ato simples, amoroso e cordial que é o perdão!

Obs.: Enquanto visualizava mais uma vez esse post, pedi perdão à Maria…. e vice-versa!  🙂

Por Teresinha Nolasco, Mãe da Maria

 


Vamos Interagir? A interação é parte importante na Blogagem Coletiva! Conheçam também a história de outras mamães. Todas  tem muito a acrescentar! ♥

Quem Participou:

Chica – Chica Escreve por Aí

Ana Paula – Manhã de Jasmim

Rosélia Bezerra – Espiritual Amizade

Renata Diniz – Diário de Alegria

Cris Philene – Prosa de Mãe

Ju Pelizarri – Mãe Sem Fronteiras

Queridas Mamães, Atenção!

Nossa próxima postagem  será dia dia 17 de Junho  – (Sempre na 3ª quarta feira do mês!)

O tema será:


“Mães na quarentena e uma nova rotina”

  • Mudanças na rotina dos filhos e dos pais
  • É possível organizar-se sem perder o foco?
  • Como driblar a ansiedade e não passá-la aos filhos
  • O Isolamento e o entrosamento familiar
  • Como distrair os filhos nesse isolamento
  • Como estão os pensamentos, vontades e sentimentos do seu filho em relação ao isolamento e a pandemia
  • Logística familiar (compras, manutenção da casa, filhos)

 

Sintam-se a vontade para abrirem o leque para essa discussão, além das sugestões acima.

A Casa da Vizinha está aberta para sugestões de Temas! Obrigada!

 

Até lá!  🙂

Como funciona a BC (Blogagem Coletiva)

♥ Na terceira quarta feira de cada mês, faça uma postagem no seu blog sobre o tema proposto, com o mesmo título da BC no seu texto. Lembre de mencionar que faz parte do Projeto: Na Casa Da Vizinha – Blogagem Coletiva uma iniciativa de Cris Philene e Tê Nolasco,
♥ Link nossos blogs ao nome!
♥ Feito isso compartilhe o seu link aqui nos comentários, para que possamos inserir à nossa publicação.
♥ Não deixe de visitar e comentar também em quem está participando

.