Passamos pela praça central e vimos uma árvore de Natal montada perto da casinha do Noel. Mas não foi nem a casa nem a árvore em si que chamaram atenção de Maria, mas sim os envelopes verdes e vermelhos que substituíam as tradicionais bolas coloridas.

Na frente da árvore um banner explicativo: Natal Solidario – “Use e abuse da solidariedade”. Maria logo quis saber do que se tratava. As indicações diziam para pegarmos uma cartinha, e presentear uma criança carente. 

Maria já tinha pegado dia anterior sua cartinha e 
felizmente a árvore estava vazia
Nos envelopes constavam nome e idade do pequeninos(as). Eram crianças de determinadas creches da cidade. Compraríamos um presente e, entregaríamos a uma das lojas que estavam ajudando na campanha.
Adoramos! Maria se empolgou em pegar uma cartinha e saber quem iriamos presentear: Flávia de 1 ano e 4 meses. Por dentro um cartãozinho lindo feito com uma mãozinha infantil, provavelmente da querida Flavinha.
Maria abrindo ansiosa a cartinha e por dentro um cartãozinho com mãozinha em tinta
  
Foi uma alegria pra gente e principalmente para a Senhorinha. Um gesto simples no final das contas, mas que veio rodeado de explicações e entusiasmo para a pequena saber que atitudes assim, tão singelas e necessárias, fazem alguém mais feliz. Presentear alguma criança mesmo sem saber quem era, talvez e principalmente por isso a importância era maior.. 
Fomos felizes entregar à loja o presente da pequena Flávia. Não íamos vê-la receber seu brinquedo, mas nosso coração se encheu de bons sentimentos apenas em presenteá-la. Feliz também em saber que tantas outras crianças iriam ter um brinquedo, uma roupa ou livro para alegrar um pouco mais sua infância. Uma linda campanha. Simples na verdade mas que iria fazer o Natal de muitas crianças mais feliz. 
Medindo suas mãos com as mãos
 provavelmente da pequena Flávia – 1 ano e 4 meses
E d.Maricotinha vai aprendendo a grandiosidade dos pequenos gestos. Ficar feliz em apenas saber que estamos fazendo feliz alguém que nem conhecemos, isso não importa. E que o Natal é apenas “um pretexto” para presentear. Que o sentimento solidário deve se estender todos os dias em qualquer ocasião de nossas vidas, em todas as atitudes como amor ao próximo. E vai além de presentes. É a humanidade com quem convivemos ou simplesmente passa perto da gente, na rua, em um elevador, na igreja, na escola, em qualquer lugar. A educação, a delicadeza, o respeito e a igualdade a tudo e a todos.
E para o Natal, saber que o aniversariante é Jesus, a ele todas as honras e presentes.