Dizer que uma filha só compreende verdadeiramente o que sente uma mãe quando também se torna mãe, não é um clichê, é realidade.

mae1

As noites mal dormidas, a preocupação constante com tudo, o interesse em querer uma alimentação mais adequada para seu filho, o desdobramento para lhe fazer as vontades, os pedidos de perdão, o perdoar, a falta de jeito na hora da advertência, os apertos no peito na doença ou sofrimento do filho, a alegria e nostalgia de vê-lo crescendo, o prazer de receber um desenho dado por ele de forma pura e inocente, o arrependimento da impaciência em algum momento, o peso de ter “errado”, o orgulho a cada passo que o filho dá, as mãos dadas em todos os momentos….

Tudo e mais um punhado de sentimentos e atitudes, só entendemos verdadeiramente quando também nos tornamos mães..

Pensar que nossas mães passaram ou passam por tudo isso, nos faz compreender melhor nossa maternidade tão imperfeita, essa que muitas vezes fazemos diferente do que foi a maternidade das nossas mães, ou várias vezes nos espelhamos nela.
Ser mãe é de fato uma arte. Daquelas delicadas e minuciosas, cheias de detalhes em que  precisamos errar e consertar várias e várias vezes o que foi impensado, mal colocado, o que deixamos fora de lugar.

Ontem fomos cuidados e nada sabíamos sobre o amor real de uma mãe, hoje cuidamos de nossos filhos e começamos a aprender, amanhã estamos cuidando de nossas mães e aí vemos que o aprendizado continua com mais doçura, mais amor, mais cuidado…

A arte também assim se mostra, na compreensão e entendimento de que nossas mães agora são filhas e assim nos tornamos mães mais uma vez…

mae3

Sim, ser mãe é uma arte de todas as maneiras, onde cada pincelada diária é um aprendizado  contínuo e delicado… Uma arte que se transforma a cada experiência ali vivida, com suas cores, texturas e aparência, que vão tomando forma e mesmo sem perfeição resulta num belo quadro que é a maternidade.

Um quadro que não ficará pendurado, estático sendo apreciado por sua beleza, mas numa perspectiva diferente, de cores e rabiscos será vivido com valentia, dinamismo, ternura, façanha, alegria, destemor, delicadeza, bravura, pela mais doce criatura de todas: A Mãe!

Maria,TêeRosa
Obrigada filha por me fazer tão feliz em ser mãe e me ensinar todos os dias que posso ser muito melhor.
Obrigada mãe pela doçura , mansidão, entrega sem medidas que só começo a compreender agora.

Feliz TODOS os dias das Mães! 

.