Sobre aleitamento materno!

Na capa de trás desse livro, num depoimento curto, Carlos González se refere a ele como conteúdo que foi escrito com sensibilidade e delicadeza, onde profissionais, com muito amor, estão comprometidos com o aleitamento materno.

Pra mim, falar e pensar sobre amamentação, maternidade, mãe e filho é sempre algo de extrema sensibilidade.

Tudo se mostra assim desde que nos descobrimos Mãe.
Quanta aventura vivemos nesse mundo materno. Quanto aprendizado, quanto auto julgamento, quantas erros, quantos acertos, quantas dúvidas, incertezas, quantas alegrias, descobertas, quanta admiração pelo filho e por todo esse processo de ser mãe, toda essa caminhada de sensibilidade sem fim…

É mamífero que fala, né, conscientiza sobre a importância do aleitamento e do quanto é necessário uma rede de apoio nesse período para a mamãe e o bebê.  Mostra também de forma lúdica os hábitos e curiosidades de alguns mamíferos, seus costumes ao amamentar, a quantidade de leite que os filhotes mamam por dia e por quanto tempo as mães amamentam.

Quem dá as explicações durante a história é a vovó do pequeno Lucca que com a ajuda do neto faz um delicioso bolo de banana. Ouvindo as informações da vovó, Lucca que tem uma irmãzinha recém chegada, identificava em muitas situações o momento da sua mãe e sua irmã durante a amamentação. A livre demanda, a ajuda do papai e a tranquilidade para mamar.

Vovó deu vários exemplos de mamíferos, um deles foi a Baleia.

Os filhotes mamam em livre demanda o dia todo. São quase 100 litros por dia durante um ano. Após esse período, já bem crescidos, começam a se alimentar de peixes. A Baleia azul, é o maior animal do mundo. Seu filhote que nasce com 5 toneladas, mama 600 litros de leite por dia e dobra de peso em apenas dois meses. Incrivel!

Quando tive Maria, fui bem orientada pela pediatra que sugeriu apenas o leite materno como alimento até os 6 meses. Maria não tomava nem água, pois o próprio leite matava a sede da gulosa. E foi uma bezerrinha, mamou até 2 anos e 2 meses junto com a alimentação sólida.

Minha experiência foi tranquila. Posso dizer que fui privilegiada porque sabemos que em muitas maternidades tudo se passa bem diferente. Cris, meu esposo, me dava muito apoio quando os seios empedravam esperando a próxima mamada fazendo massagens. Ajudava também com a pequena Maria, ninando, levando até a mim para as mamadas, me tranquilizando.
Não tivemos influências externas também, pois estávamos sempre sozinhos. Aprendemos tudo, os três sempre juntos.

Maria mamava sempre que quisesse e em lugares variados. Nessa foto estávamos numa pracinha.

Todos sabemos que o leite materno é de extrema importância para a saúde da criança, são vários seus benefícios que se estendem vida afora. Mas é preciso calma para amamentar, um ambiente tranquilo para a mãe e para a criança, principalmente no início. Menos interferências externas e uma alimentação saudável da mamãe.

Maria gostou muito da história e ficava admirada com as mamadas dos filhotes. No final, da história o bolo fica pronto e vovó deixa a receita deliciosa para nós leitores. 

Clique na imagem e veja a receita maior

 

Parti pra cozinha e conferi a receita. Fiz o bolo de banana com maçã e uva passa, que é sem leite, sem trigo e sem açúcar. Docinho só pelo sabor das frutas. Aprovado
Ahh, tive a ajuda da amiga Andrea do Coisas da Lara. Eu estava na rua e queria comprar os ingredientes, mas estava sem a receita que havia ficado no livro… Imediatamente estava no meu celular a receita completa!
O Bolo teve gostinho também de cooperação e boa vontade!  🙂  

Muito obrigada Dea! 

Ainda sobre Carlos González citado lá em cima, deixo um trecho sobre sua escrita: “As crianças crescem muito rápido. Aproveite agora para contar histórias, para abraçá-las, para ensiná-las poemas e músicas, para apreciar e ver como se divertem. A infância é muito curta para ser desperdiçada com aborrecimentos”

É mamífero que fala, né?

Concordo! A amamentação é um desses momentos juntos, de entrosamento e amor . Deve ter cumplicidade, e  muito cuidado. Momento de plenitude eterna. Procure informações para ter uma boa amamentação. Tranquila, proveitosa e feliz para ambos: Mãe e Filho! E você que não conseguiu amamentar, tenha certeza que fez o melhor e que por aí tem o maior amor do mundo!

Eu amamentei, eu canto, eu leio versos e abraço todos os dias…. É tempo junto! ♥

Por Teresinha Nolasco, Mãe da Maria

————————————————————————————————————————————

Informações do Livro

Livro: É mamífero que fala, né?
Autores: Vanessa de Abril Barbosa Fernandes e Moises Chencisnk
Ilustrações: Helena Cortez
Editora: Paulinas

Obs.: Esse é um post de parceria com a Editora Paulinas (publi post)

————————————————————————————————————————————