Não teve pintinhas no rosto, nem vestido rodado, não teve trancinhas nem música de quadrilha, nem mesmo a mamãe acompanhando com seu chapéu de palha!

Mas teve canjica grossa que matou minha vontade de todos os anos. Teve pescaria, euforia, e uma dança diferente com meninas e meninos que fizeram bonito no sábado.

E foi Maricota para uma das comemorações que mais esperamos no ano. A Festa Junina! Foi ela cheia de graça dançar, não do modo tradicional, mas de torcedora da Copa!

junina2018-3

Não posso esconder que me decepcionei um pouco quanto à mudança da dança tradicional. Não sou contra inovações, pelo contrario, nem tenho nada contra fazer uma comemoração especial para homenagear a Copa do Mundo, mas acho que poderiam ter escolhido outra data ou usado o contexto desejado dentro do tema junino. Assim também com o funk que agora anda fazendo cenário todos os anos nesse evento de São João!
Será que um dia a quadrilha vai deixar de existir pra dar espaço a outras danças? Tomara que não!

Nossa deliciosa Festa Junina anda se descaracterizando a cada ano, que pena!

Ao meu ver, a comemoração que mais gosto tem que ter cara de quadrilha, com sua música e roupas típicas. Tanta riqueza cultural no nosso Brasil a ser explorada não é mesmo?

E apesar dessa dança diferente e algumas impaciências nos ensaios, D.Maricota saiu entusiasmada para comprar sua roupa de torcedora e ensaiou com a responsabilidade que deve ter.

Ficou linda, eufórica para o dia, gostou de se ver na roupa branca e azul.

junina2018

Como está grande essa menininha

Se divertiu muito com as amigas, em especial a amiga Lívia que foi seu par na dança. Ficou triste por ter terminado a festa, nunca ficamos tanto tempo, porque ela não queria largar a amiga.

Ah essa juventude!!!

junina2018-6

Maria e Lívia

A escola estava linda, muito enfeitada, com o tema São João da Paz que víamos nos cartazes espalhados nos ambientes… Teve cantinho da fotografia, bandeirolas, comida deliciosa e alegria sobrando… Tudo muito caprichado.

Ficamos com gostinho de quero mais, porque apesar de não ter visto minha pequena de pintinhas no rosto, o clima de festa junina ainda estava ali.

Não é a toa que adoro esse mês de junho com suas festas coloridas de bandeirolas, suas comidas quentinhas, caipirinhas lindos, e aquela música típica alegrando a alma!

35077802_1721198694638641_7724566301821108224_n

Que venha ano que vem e vou torcer aqui para que o vestido rodado volte a enfeitar nossa Maricota!!
Maria dançou com graça como sempre, e seu entusiasmo valeu a pena! 🙂

Por Teresinha Nolasco (Mãe da Maria)