Muito dos gostos e preferências dos nossos filhos, vem da formação da sua personalidade, que na minha simplicidade acredito que seja construída através do convívio com as pessoas, ambientes em que frequenta ou vive, e o próprio temperamento.  E falando em ambiente em que vive, Maria cresceu valorizando e gostando das coisas antigas. Objetos, histórias,  instituições, lugares… Porque nós também temos um olhar especial para eles.

Cada um tem sua memória, seu passado e quando não sabemos, ficamos a imaginar quem construiu aquele lugar que é tão antigo por exemplo. Quanto cansaço, mazelas, alegrias esses construtores passaram? Quem usou aquele objeto e foi feliz com ele? Que proveito ele teve? Quantas vezes alguém passou por aquela porta? Quantas vezes abriu aquela janela surrada pelo tempo? Aquele livro?

Aqui na cidade tinha uma loja com muitas coisas usadas. Eu digo “tinha”, porque hoje não sei se está aberta devido a tudo que aconteceu. Na verdade um brechó. Roupas, calçados, brinquedos e livros. Já fizemos algumas doações pra eles,  porque a renda vai para um instituição de crianças carentes, mas nesse dia, fomos garimpar.
Do lado de fora da vitrine, Maria sempre ficava de olho nos livros. Um dia entramos pra ela dar aquela “fuçada”. Encontramos livros usados e alguns bem antigos amarelados com cheirinho de velho.

Maria não perdeu tempo. Achou duas relíquias. Ficou entusiasmada e feliz. Surpreendida pela data dos livros mil imaginações passaram em sua cabeça.


Merry Christmas Mom and Dad – Nesse livro o pequeno bichinho, tenta agradar os pais se preparando para o Natal.
Quer ajudar a mãe com os biscoitos natalinos, enfeites, presentes..
Agitado e sem conseguir dormir, depois de muito tentar não resiste à tentação de levar todos os seus brinquedos para mostrar ao papai e mamãe em seu quarto.

Este é um livro em Inglês de Mercer Mayer – Western Publishing Company, Inc., Racine, Wisconsin

O ano de 1982, o que já é bem antigo para Maria!

Quem será Phillipe?

 

O segundo livro “Viagem à Lua” é mais surpreendente quanto a data. Donald e Pateta fazem uma viagem à lua para ganhar um prêmio como primeiras pessoas à irem a lua.  Uma história bem simples que se resume nisso.
Bem amarelado, manchado e reformado com fitas por dentro.  Na contra capa , um carimbo de uma biblioteca “Nilze Lambert”.  Provavelmente a data que entrou ali.  27 de Abril de 1979!

Mas “Viagem à Lua” que tem como editora , Brasil-América, data o livro como 1965.

 

 

Livro: Viagem à Lua
de Walt Disney – 1965
Coleção Favorita
Editora Brasil-América

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria que tem gostos que vão além de uma simples leitura ficou encantada com os livros antigos…
E não tiro sua razão.. imaginar quem os abriu diversas vezes, quantas mãos passaram e quando chegaram pela primeira vez nas livrarias, é mesmo encantador!

Hoje é dia do Leitor e deixo essa homenagem à minha leitora muito peculiar! ♥
Parabéns Maria! Parabéns a todos os leitores mirins, jovens e adultos!

Por Teresinha Nolasco, Mãe da Maria