Férias é muito bom! Desanuvia os momentos de tensão que a rotina demanda! Passeios livres, acordar sem preocupações com as obrigações, tudo faz parte das preciosas e necessárias férias!
Mesmo com tudo isso, voltar às aulas e esperá-la, é sempre um motivo de entusiasmo e alegria para Maria e pra gente também, principalmente quando está chegando a hora e os dias de descanso já foram aproveitados o suficiente!
A Senhorinha quase não aguenta pelo dia certo pra voltar! 

– “Mamãe, estou ansiosa para saber quem é a nova professora”. “Será que terei coleguinhas novos?”
Sair com a mamãe para comprar o material, ver os novos livros e folheá-los antes de entregá-los, imaginar a nova professora, pensar nos colegas novatos e o reencontro com os velhos amigos, tudo aumenta a vontade de Maria ao retorno escolar.
À esquerda levando os materiais pra escola à direita nos corredores. Conheceu a professora e ficou muito feliz!
Nosso incentivo sempre foi grande. As conversas sobre como é bom estudar e o entusiasmo junto a ela, favorecem essa animação e assim, Maria nunca foi com dificuldade ou desânimo para esse alegre retorno.
Eu que sou como criança e me empolgo com tudo, faço “festa” e também dou boas-vindas à escola!
Na volta da escola parando para ler o cartaz com propagandas de livros.
A saudade e a ausência da Senhorinha rodam os cômodos da casa. Mas a alegria de vê-la feliz com a escola e o encontro com os amigos é maior que qualquer apego materno.
Fazendo tarefas escolares
Os pais tem grande contribuição para um ano letivo feliz! Claro que por aqui também aparecem as dificuldades. Não há perfeição em nada, apenas incentivo, apoio, muita alegria com as atividades, as tarefas escolares, os amigos de todos os dias, os funcionários que ajudam e muito a fazer uma escola melhor, as festividades, os queridos mestres, diretores e orientadores e até mesmo às regras.
Tudo é apresentado a ela com sua devida importância, para que ela mesma valorize cada segundo de aprendizado, conduzindo  tudo com  naturalidade, amor e muita alegria!