O Crescer: Jardim de flores delicadas e especiais que precisam de muito amor e adubo pra florescerem com cores, beleza e perfume.

crescer7 (2)

O crescimento traz questionamentos pra criança, mas traz para os pais também.
O crescimento poe dúvidas todos os dias no coração da criança, põe muitas dúvidas no coração dos pais também.
O crescimento faz um reboliço, mexe, sacode os sentimentos dos filhos e faz tudo isso nos sentimentos dos pais também..

crescer6
O crescimento, são flores delicadas que temos muitas vezes receio de tocá-las, mas que  precisamos aprender a cuidar  pra ver seu florescer feliz e sadio..
A pré-adolescência é de fato essa flor frágil que necessita ser regada para não murchar em seus apelos de desenvolvimento, que necessita ser observada diariamente pra sabermos o melhor a ser feito pra que ela fique de pé e não estranhe tanto essa fase repleta de dedicação.

Precisa de adubo pra ficar bonita, vistosa, forte com os ventos que sopram forte, com as intempéries que desestabilizam, firme com as indecisões, as dúvidas, o frenesi dessa fase tão doce e delicada, impetuosa e incerta que é Crescer…

Os pais? São também ramos frágeis, que precisam igualmente de todos esses cuidados para que cresçam juntos, aprendam juntos, descubram juntos a melhor maneira para que esse caminhar se torne mais leve, mesmo com os sentimentos igualmente inquietos…

crescer5

Sentimentos que muitas vezes nos faz mudar de decisão várias vezes por achar que talvez não tenha sido o melhor caminho a percorrer naquele dia, ou que se mantém firme uma única vez na certeza que colherá frutos pela estrada …
Sentimentos eufóricos, afoitos ou fragilizados que procuram acertar em cada novidade que se apresenta como mais uma prova à sua boa educação…

Embora não me lembre, muitas vezes nesse trilhar cheio de aprendizados ao lado de Maria, me pego pensando como foi a resposta da minha adolescência junto aos meus pais. Cada detalhe, cada retorno a eles, cada firmeza, cada sabedoria do lado de lá…

E vamos assim, ora tentando acertar, ora deixando-nos conduzir pelas  novidades que chegam muitas vezes de surpresa e quem sabe, fazer o melhor da próxima vez…
Tentando nos colocar no lugar dessa menininha que anda com o amadurecer aflorado ao descobrir-se e descobrir o mundo…
Uma menina que nem sabe se é criança ainda, que se confunde em seus pensamentos e atitudes, em seu crescimento físico, em suas atitudes pensadas ou impensadas…

crescer7

Uma menininha doce, meiga, bondosa e muitas vezes intempestiva quando quer algo que acha que é certo…

Sim, crescer não é tão simples quanto parece não é Maria? Mas saiba que os seu sentimentos também são nossos minha filha… Suas dúvidas, incertezas, seus erros e acertos… Seus ímpetos e sua doçura..
São os horizontes novos e diferentes que se mostram para cada um minha pequena..

crescer2

Mas cresça Maria! E Que esse horizonte à sua frente, se faça forte, delicado, firme e terno, com todo esse adubo rico que seus pais te nutrem: O Amor!

Não se importe com os seu viver á flore da pele, ele traz apertos, mas muita beleza também. Apenas viva-os da melhor maneira que possa fazer: sempre com honestidade, ternura, com aceitação e alegria! Cresça feliz Maria!

Por Teresinha Nolasco, Mamãe!