Sabemos que nem todas as crianças executam com boa vontade suas tarefinhas escolares. Pra falar a verdade, a maioria sente preguiça, pois sempre há alguma coisa mais “interessante” a fazer do que ficar sentada em frente a um caderno ou livro e deixar pronto o compromisso diário da escola: ver desenho, brincar com os amigos, jogar no computador… Com certeza tudo é, ou se torna mais atrativo…
Opa! Será que há algo errado por ela se esquivar tanto dessa responsabilidade?
Temos consciência que, pra ela, existem “prazeres” maiores, mas essa missão diária pode se tornar menos cansativa e até mais prazerosa, quando há desde cedo, o incentivo tanto dos pais, quanto dos professores…
Com sua didática, tenho certeza que a professora tem feito sua parte. E aqui estamos fazemos a nossa.
Desde a primeira vez que Maria chegou com sua primeira atividade, houve o incentivo e até o entusiasmo pela tarefa escolar. E é assim até hoje…
Quando vem a pastinha da escola já sabemos, ou é bilhete ou tarefinha. E ela mesma fala:

 – Mamãe, tem tarefinha hoje. 

E meu retorno é sempre o mesmo diante de seu aviso:
– Oba!!! O que temos para hoje? 
Cá entre nós, eu realmente gosto de ver as atividades e ensiná-la a fazer. Adoro vê-la desenvolvendo sua escrita, sua leitura e acertando as cores nos desenhos. 
O colorido nem se fala. Como é bom ver os lápis dando vida e alegria ao que está em preto e branco. Parece até que eles vem cantando em fila pra dar um toque final em tudo aquilo.. (divaguei)… E dão mesmo… 

Primeira tarefa de Maria

Elogiando e mostrando como é importante cumprir os compromissos

Acho que a partir do meu entusiasmo tudo fica mais leve. Mas não é só ele que conta. É preciso a famosa e boa paciência pros momentos dos erros, da distração ou da falta de capricho. Sim, porque apesar dela não ter dificuldade para fazer, é uma criança e tem seus momentos de preguiça também. E vamos nós aumentando a dose de incentivo pra não deixar a peteca cair.

Pronto. Tudo feito, tarefa cumprida. A noção de responsabilidade e cumprimento de deveres, também é importante. Acabou de fazer vem mais palavras de estímulo:

– Muito bem, ficou lindo. Parabéns! A tia vai adorar. Viu como você tira de letra? Foi fácil não é mesmo? Mamãe adora as tarefinhas… 

É importante mostrar satisfação com seus trabalhos para que eles também fiquem satisfeitos em fazê-los.

E assim vamos ensinando, aprendendo e tentando fazê-la ter sempre gosto por suas atividades. Mostrando que é importante ter ordem com tudo na vida, que é bem melhor quando as coisas se cumprem e com isso podemos tranquilamente realizar outras coisas. 

Depois desse preparo, precisamos acertar com mais precisão o momento conveniente para tal coisa.
Quando não chega tão cansada, fazemos tudo no mesmo dia. Mas há momentos em que é visível seu mau humor e seu sono. Aí só no outro dia. E o outro dia pode ser uma “armadilha” pois de manhã é a hora da preguicinha no sofá, tomando vitamina e vendo seus desenhos.

Com a correria da manhã, pode haver o esquecimento de abrir novamente a pasta e aí vamos nós fazendo correndo o que era pra ser feito com calma .O que não é nada legal, pois a disciplina é importantíssima e com ela vem o entrosamento, concentração e até uma boa postura para deixar tudo caprichado.
De qualquer forma o incentivo já existe. O resto vai se encaixando conforme a rotina e a necessidade…

                                                                   Papai Cris colorindo com Maria