Há tempos Maria me pede para cortar as madeixas compridas e loiras. Eu não me importo. Criança tem suas vontades também e de mais a mais o cabelo cresce novamente e bem rápido.
Mudar é muito bom. Quando o interior pede mudança é mais que necessário. Quando a mudança é por fora, o espírito também se renova.

Os cabelos da senhorinha são volumosos, leves, finos e encaracolados. Chegaram em uma fase difícil de pentear. Embaraçam muito. Além do seu desejo, talvez fosse a hora deles se encontrarem com a tesoura.

Para não haver arrependimento, mamãe perguntou várias vezes se era isso mesmo que ela queria:
– O inverno está chegando, não seria melhor deixar para cortar no verão que faz calor? Os cabelos ajudam a proteger o frio do pescoço.
– Tem problema não mamãe.
– Não vai se importar das suas amigas terem cabelos grandes e você curto? 
– Vou não mamãe.
Maria estava decidida. Ainda no dia mamãe questionou para não haver dúvidas e ao mesmo tempo incentivava.
– Vai ficar um charme só! Adoro cabelos curtos!
Mas a Senhorinha sabe o que quer. Não precisava tantas perguntas e ela estava de fato decidida.
Chegamos no salão, olhamos revistas e decidimos: no ombro com meia franja. Glória lavou com muito cuidado e Rita cortou.

Rita sempre muito carinhosa com todos e principalmente com as crianças, ofereceu brinquedos para d.Maricotinha que se distraiu enquanto cortava os cabelos. É uma criança!!!

Cada vez que as mãos da Rita manipulavam com segurança a tesoura, a Senhorinha ficava mais menininha e mais graciosa.

Quando Maria deixava os cabelos crescerem, se inspirava na Rapunzel. Mamãe lembrou bem. Vai continuar parecendo com a Rapunzel no filme Enrolados, quando seus cabelos são cortados e ficam bem lindos e curtinhos.

Por fim d.Maricotinha queria experimentar os cabelos escovados no novo corte. Era seu desejo também de muito tempo passar o secador. E já vai a mamãe alertar que a escova era provisória que é só lavar que sairia. Ela também sabe disso.

Os cabelos se foram mas não ficaram perdidos. Rita tem um trabalho bacana: os cabelos cortados vão para doação a um hospital de câncer. Já havia conversado sobre isso com Maria e claro que ela ficou feliz com a intenção. Até mesmo um pedacinho faz a diferença para confecção de uma peruca.

A Senhorinha ficou muito feliz. As vitrines das lojas onde passávamos tornaram-se espelhos. Em casa desfilou com algumas roupas para experimentar o novo look.
Mudar faz bem pra alma. Renovar o visual faz renovar também a vida. Olhar-se no espelho de forma diferente aumenta os ânimos e revigora. E mudanças devem ser assim: proveitosas, alegres, festivas!