É incrível! Desde que descobrimos que Maria começou a ler, a pequena leitora teve um avanço significativo. Não lê mais só palavras fáceis. Está partindo para as mais difíceis também. Tudo pela curiosidade e o gosto que ela tem tomado pela leitura e escrita.
Escrever, ler, ler, escrever. Assim vai se revezando nisso. Perguntando pro papai e mamãe (e pra quem mais estiver por perto) como se escreve tal palavra, como se lê corretamente a outra.

Que universo maravilhoso da criança quando se encontra nesse processo. E nós, aqui, vamos pegando carona nessa curiosidade, abrindo portas para que ela se interesse cada vez mais pela leitura. E com certeza aprendendo e descobrindo também preciosidades junto dela.

Uma dessas portas foi aberta para Monteiro Lobato.

Que satisfação mostrar pra ela grandes autores! E pra mim, o ‘Sítio do Picapau Amarelo’ deve fazer parte da vida desses pequenos curiosos. Fez parte da minha, aquela fase deliciosa dos “primeiros sítios”, e agora vindo pra dela.
Pois bem. ‘Reinações de Narizinho’,  ‘Viagem ao céu’, ‘O Saci’, ‘Memórias da Emília’, ‘Caçadas de Pedrinho’, ‘O Picapau Amarelo’, ‘A reforma da Natureza’, ‘A chave do tamanho’.

Oito preciosos livros, reunidos numa caixa, para que D.Maricotinha (a Maria) possa desfrutar durante muito tempo (ou pra toda vida) das melhores histórias do Sítio.

Seus livrinhos de palavras e entendimento mais simples, mas igualmente importantes para sua fase, estarão ainda muito presentes em sua vida. Afinal, isso é só o começo. Mas sentimos a necessidade de introduzir as leituras mais elaboradas, como a de Lobato e de quebra dar a oportunidade, para que ela conheça grandes nomes da literatura brasileira.

Lobato, que tinha paixão por escrever, deixou toda essa riqueza para as crianças e adultos. E com certeza deve estar feliz “vendo” essa turminha envolvida deliciosamente no que propõe seus livros, ou seja, viajando, explorando, sonhando e criando asas em sua rica literatura.

E claro, a gente mais feliz ainda desfrutando de tanta riqueza cultural, podendo trazer de volta um pouco (ou muito) da feliz infância com o “Sítio do Picapau Amarelo.”
Viva Lobato, Viva a leitura!!!

 

Preparada pra dormir, com sua “lanterninha da noite”,
Maria lendo empolgada “Reinações de Narizinho”