Ontem, quinta-feira, fomos à Feira do livro que está acontecendo na escola de d.Maricotinha. Maria contou entusiasmada sobre o evento, me mostrando o convite e já nos convidando para ir, pois iria ser aberta ao público. Ela sabe que mamãe gosta de participar dos acontecimentos da escola, por isso se alegra em contar as novidades. Mais eufórica ficou relatando também que durante a feira iria ter autógrafo de livro infantil com a presença do próprio autor. 
Levamos Maria, apreciamos a feira e retornei mais a tardinha para ver a participação de Luciano Sheikk com os autógrafos e a conversa com as crianças. Sobre a feira conto mais pra frente em detalhes e para casa, trouxemos um dos livros do autor: O Pardal e o Chapinha.



O Pardal e o Chapinha

Autor: Luciano Sheikk
Ilsutrador: Belmarques Rodrigues Júnior
Formato: Livro
Assunto: Infantil






e foi assim:

Paulinho gostava de criar pássaros e vivia pegando os bichinhos com suas armadilhas. Numa dessas tentativas de pegar um canário-chapinha, só conseguia capturar pardais. Vendo Paulinho contrariado, seu amigo Tiago sugeriu pintar um desses pardais de amarelinho pra ficar exatamente como o chapinha que ele esperava pegar.
Assim fez Paulinho, e depois da artimanha vendeu seu “canário-chapinha” para o sr. Juquinha que já possuía um desses em sua casa.

Clarice a amiga de Paulinho viu tudo e desaprovou a atitude do amigo e mais indignada ficou quando viu na casa de seu avô esse pardal pintado de chapinha em outra gaiola para fazer companhia para o que já tinha lá. Ele havia enganado o sr. Juquinha, vovô de Clarice.

O pardal não sabia cantar, e o sr. Juquinha ficou triste por isso, sem entender porque um canário-chapinha não cantava. 

O pardal aprendeu a cantar com seu amigo, o verdadeiro chapinha. Participou e ganhou um campeonato regional cantadando lindamente. Paulinho que estava presente, saiu de fininho, sem graça apertado pela mentira que tinha contado.

Após o evento, Clarice aconselhou seu avô a soltar os passarinhos. Explicou ao sr. Juquinha que os tempos são outros e que os pássaros, cada vez mais raros, devem ter sua liberdade e voar!!!
Sr. Juquinha ouviu a neta, soltou os passarinhos para lhes dar a liberdade e aprenderem a sobreviver sem a presença dele. Mas os passarinhos nunca o abandonaram e viviam cantando em  seu terreiro.

O Pardal e o Chapinha traz grandes ensinamentos para as crianças:
A verdade é sempre nossa melhor companheira,
os pássaros devem ter seu direito à liberdade, afinal pra que possuem asas?
Pensar sobre nossas atitudes em relação à vida é sempre o melhor caminho.

Entusiasmados com o livro nas mãos, após o jantar, tiramos um tempo para lermos O Pardal e o Chapinha. Mamãe que gosta de ler em voz alta, logo tratou de contar a história. Com Maria no colo e papai atento, vivemos a leitura com grande alegria!

Aprender é maravilhoso!

Comentário de Maria:

“O livro ensina que temos que deixar os passarinhos livres, apenas com
comida em uma casinha para eles entrarem e saírem, igual na casa da vovó e do vovô”.

Citação do autor no livro:
Poeminha do Contra
Mário Quintana
“Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
eu passarinho!”