Pedido contraditório de uma mãe que deseja que seu filho leia sempre. Pedir para que ele pare de ler parece coisa esquisita. Mas aqui em casa é assim: todos os dias tenho que pedir Maria para “parar de ler”….

Maria ama a leitura. Está sempre com um livro nas mãos em seu quarto ou em qualquer canto da casa. A leitura está nas veias e claro em todos os horários prováveis e improváveis para uma leiturinha.

Além das horas de tranquilidade que ela se despoja em sua cama para descansar, relaxar ou mesmo se entreter, d. Maricotinha também lê em horas “impróprias”. Será que existe hora imprópria para leitura?

_dsc4042

Pois essa hora é a hora do almoço. Hora que tem que ir pra escola. Aquela correria que não tem fim, além de outros momentos claro, que é preciso pedir para que Maria deixe o livro de lado um pouco e vá cumprir as tarefas do momento.

Hora de amarrar os sapatos, Maria está lendo.

mariaquele6

Hora de pentear os cabelos, Maria está com livros nas mãos. Claro, enquanto Mamãe arruma as madeixas não se pode perder tempo.

mariaquele8

Vai arrumar a lancheira? Por que não uma leiturinha?

mariaquele9

E a hora vai se passando numa velocidade estonteante e Maria não quer saber de deixar seu amigos de todas as horas de lado…

– Filha, o que você está fazendo que até agora não veio arrumar os cabelos? Aposto que está lendo!

Que coisa mais estranha uma afirmação como essa!!!

Nessas horas mais apertadas, me dá também um aperto no coração por ter que proferir a frase: “Maria larga o livro e para de ler”. Sei que é preciso cumprir as tarefas, caso contrario tudo se embola. Ao mesmo tempo é uma leitura cortada, um pedido para parar de ler proferido, um desestímulo à leitura.

Mas a Senhorinha entende. E seu desejo de ler é tão grande que o livro vai e volta sem problema algum. E por trás desse pedido tem sempre um cuidado:

– Filha, eu acho maravilhoso e fico muito feliz com seu gosto pela leitura, mas é preciso ter hora pra tudo. Termina suas coisas e volte a ler enquanto não saímos. Acho que dessa forma o peso fica um pouco mais leve.

Maria não hesita, se termina suas obrigações, lá está ela sem constrangimento algum com seu livro nas mãos.

Ah se ela pudesse arrancar o uniforme, jogar os sapatos pra cima e se despojar em sua cama numa leitura sem fim! :)

Outras formas de leitura da Maria:

mariaquele4

Ouvindo Música!

mariaquele5

Se refrescando num picolé

mariaquele2

Viajando!

mariaquele1

No chão, por que não?

Boas leituras por aí também! :)