O envolvimento com as tarefas escolares é grande. Maria se familiariza há anos com elas. Uma página, duas, trabalhos para entregar com data marcada, perguntas nos livros e por aí vai. 
De segunda a quinta os deveres de casa não faltam por aqui. D.Maricotinha se sai muito bem, embora muitas vezes cansada, com a ajuda da mamãe dá conta do recado e entrega suas tarefas com “respostas completas”. É como a professora ensina a fazer e ela se recusa a dar uma resposta menor.
– Filha, não precisa escrever tudo isso. 
– Mamãe, a tia gosta de respostas completas.
Tá bem, que assim seja então. 
Com todo esse comprometimento, sobrou pra mamãe. Ganhei um trabalho com data marcada. Mais ou menos uns 3 dias para entrega. Maria tem estudado sobre os animais e o conteúdo do trabalho foi esse. 
– Você tem que entregar seu trabalho dia 25, não se esqueça.
– Pode deixar que vou te entregar na data certa. 
E ai de mim se não entregasse. Ia ganhar um zero! 
Capa, perguntas, dados da aluna, e consultas na internet. Claro! Estou reaprendendo tudo com ela e para algumas coisas a consulta é mais que necessária. 
Mamãe foi mais ou menos. Correndo para entregar o trabalho pois era o último dia, deixei a desejar em algumas pontuações. Poderia também ter caprichado mais na letra! Por isso não é bom deixar os trabalhos para última hora. É o que ensino todos os dias para a Senhorinha, mas preciso aprender também!

Não houve 100% de concentração, mesmo assim Maria me deu quase o total. 9,09. Não tirei o dez por não ter colocado o nome da escola: “Cantinho da imaginação”
Embora tenha sido uma brincadeira, notamos que Maria está trabalhando muito bem seu raciocínio, formulando suas perguntas com coerência, com uma boa ortografia. E sem querer, mostrou pra gente que está aprendendo muito na escola, pois o conteúdo veio a partir do que ela já estudou. 

Planejou um belo trabalho para mamãe desenvolver e os parabéns vai em primeiro lugar pra ela! :)